sexta-feira, 19 de abril de 2024

ANTÓNIO GARCEZ COM NOVO SINGLE



Onde é que está o capital? Não tenho resposta para esta questão, mas tenho resposta para a música que escrevi em 1981. Nos anos 80 a política económica do país não estava bem, e o criticismo dos media no sentido de me desafiarem a cantar em português foi o resultado do Onde é que está o capital. O tema aborda a hipocrisia política, económica praticada pelas pessoas em quem o povo confia; daí que nada como uma boa sátira a homenagear os mentirosos.

Como a moda é sempre a mesma e só as moscas vão mudando aliado ao escoamento do cifrão despendido à toa, para além de quem surripiou algum para o crescimento de fortunas pessoais acabando por nos pôr na mesma cepa torta. Influenciado por tal, o tema voltou-me à cabeça e daí o resultado do lançamento de Onde é que está o capital, que de agora em diante passa a ser ilustrado com um vídeo simples, directo despretensioso e cómico também, mas sem nunca deixar de ilustrar o que por aqui se passa.

O vídeo começa precisamente em casa durante uma pequena tempestade de neve, atravessando o Hudson River com uma paragem no Wall Street e depois no Charging Bull, o touro de Wall Street - uma escultura icônica localizada no coração do distrito financeiro de Nova York, simbolizando o Capitalismo. Neste vídeo tenho um amigo de barba e chapéu que participa igualmente a cantar no inicio do vídeo lançado recentemente pelos Run DMC. De seguida atravessa o Atlântico, e em Portugal, entre Porto e Matosinhos e junto a outros amigos mais assíduos usando dois restaurantes como palco concluímos o vídeo. Esperando que quem o veja se divirta e entenda a mensagem despretensiosa porque como diz o velho refrão “quem canta seu mal espanta” e eu devo isso ao meu público e aos meus amigos.

António Garcez

Sem comentários: