segunda-feira, 22 de abril de 2024

FESTIVAL PAUTA JAZZ EM ÁGUEDA

 















O Festival Pauta Jazz está de volta à cidade de Águeda nos dias 29 e 30 de abril para assinalar o Dia Internacional do Jazz e o contributo desta música para o diálogo intercultural, juntando-se à comunidade internacional numa iniciativa da UNESCO, que decorre por todo o Mundo. Nesta edição, o cartaz conta com nomes fundamentais de destaque do jazz. No primeiro dia, o guitarrista Mário Delgado e o contrabaixista Carlos Barretto apresentam um concerto em duo, e, no segundo dia, o trio do saxofonista Desidério Lázaro, com André Rosinha no contrabaixo e João Sousa na bateria. Os concertos decorrem no Café Concerto do Parque Municipal de Alta Vila e o festival conta também com uma Exposição Fotográfica Documental intitulada Jazzbandista, com inauguração na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, e com uma conversa e apresentação do livro Histórias de Jazz, com a presença do autor Leonel Santos, que terá lugar no Conservatório de Música de Águeda. A entrada para as atividades do festival é gratuita, com reservas mediante a lotação da sala.

Dia 29 de abril

Exposição Fotográfica Documental “Jazzbandista”

18h00 – Biblioteca Municipal Manuel Alegre

*Patente até 31 de maio

A exposição "Jazzbandista" é uma seleção de documentos que fazem parte de uma coleção de composições, apontamentos e anotações que datam da primeira metade do século XX. Um conjunto de incríveis manuscritos, transcrições de peças e excertos musicais para diferentes instrumentos onde se verifica a relação com a notação jazzística. Documentos únicos que fazem parte de uma coleção cheia de memória da história e do imaginário da cultura popular e da vida da região de Águeda. Na primeira metade do século passado, a presença do Jazz em Portugal verificou-se por todo o país. A denominação dos grupos conhecidos por “jazzes” e as alcunhas de “jazzbandistas” aos seus músicos, comprovam a sua existência ainda hoje relatada. Neste período a música com swing e os ritmos sincopados não faziam apenas parte dos contextos culturais das grandes metrópoles, existiam também por diferentes zonas, muitas vezes espalhados em pequenas localidades rurais. A exposição conta também com um conjunto de fotografias que mostram tempos passados, que determinaram a forma como ainda hoje evolui o contexto cultural e a modernidade musical da atualidade.

Mário Delgado e Carlos Barretto

21h30 – Café Concerto do Parque Municipal de Alta Vila

Dois nomes fundamentais do Jazz português com mais de vinte anos de vivência musical em conjunto.

Carlos Barretto é um contrabaixista que transcende os limites do próprio instrumento; Mário Delgado, um guitarrista que conhece e nos mostra as cores que vestem os sons.

Horizontes distantes, improvisação, canções prováveis e improváveis. Música por vezes enigmática na forma de como a ação se poderá desenrolar, noutras clarificadora no desvanecer da tensão criada. A música é o mote, quem a ouvir decide de onde sopra o vento.

Carlos Barretto lançou recentemente o novo disco a solo Lonely Dog e Mário Delgado com o Trio TGB Room 4.

Em conjunto lançaram há poucos meses o disco Lokomotiv 25, que celebra os 25 anos do trio Lokomotiv, agora transformado em quarteto.

Dia 30 de abril

Apresentação do livro "Histórias de Jazz" com o autor Leonel Santos

17h00 – Conservatório de Música de Águeda

Histórias de Jazz são catorze histórias que o jazz inspirou. São histórias que evocam músicos do jazz, entre Miles Davis e o esquecido Frank Morgan, ou canções que o jazz eternizou.

São histórias diferentes, intimistas, de amores desesperados, por vezes escandalosos, de amizade, sexo, sangue, suor e lágrimas, traição, humor, fantástico e poesia, por onde o jazz passa. Em comum, apenas, o jazz primordial. Às peripécias sobre os músicos, as canções ou as histórias, o autor acrescenta alguns dados biográficos, referências e ainda sugestões de audição para cada capítulo. Leonel Santos, tomou contacto com o jazz ainda adolescente, no 1.º Festival de Jazz de Cascais, em 1971. Em 2001, cofundou e dirigiu a primeira revista de jazz nacional, a All Jazz, e, em 2006, criou o site JazzLogical.net. É formado em Antropologia Social pelo ISCTE.

Desidério Lázaro Trio

21h30 – Café Concerto do Parque Municipal de Alta Vila
 
Desidério Lázaro, incontornável saxofonista e compositor de jazz português, regressa ao formato de trio para apresentar o seu 10.º álbum de composições originais, MicrUs, com André Rosinha no contrabaixo e João Sousa na bateria.

MicrUs pressupõe a palavra "Us" ("nós" em inglês) em conjugação com o moldável "Micro", numa reflexão de vários anos sobre o quão pequenos somos e de quanto essa perceção nos influencia, positiva e negativamente. Partimos da assunção egocêntrica de que só nós é que sentimos e vivenciamos determinadas emoções e linhas de pensamento, não nos permitindo trocar sensações com quem nos rodeia e, dessa forma, talvez atenuar efeitos secundários e diretos durante o processo. A formação em trio não é nova para Desidério Lázaro - com dois discos gravados: Rotina Impermanente (JACC, 2010) e Cérebro: Estado Zero (Sintoma, 2013).

Mais Informações:

Pauta Jazz | Facebook
Pauta Jazz | Instagram

Organização:

Pauta Humana
Câmara Municipal de Águeda

Sem comentários: