quarta-feira, 17 de abril de 2024

'LEVA-ME' É O NOVO SINGLE DO CANTOR E COMPOSITOR GONÇALO E PRONTO





















Já está disponível em todas as plataformas digitais o novo single de Gonçalo e Pronto. Com letra e música da autoria do cantor e compositor, produção de Momma T e mistura e masterização por Vitor Carraca Teixeira, esta é uma canção inspirada na avó do artista.

“Baseei-me na história de vida da minha avó para esta música. Faz este ano 40 anos que ficou viúva e, desde então, criou e cuidou ela própria da família", conta Gonçalo e Pronto. O artista revela que se sentiu inspirado e motivado a compor este tema após uma conversa com a avó que, "embora tenha superado todos os desafios de ser mãe solteira no Alentejo, há quarenta anos atrás, recorda frequentemente o marido com saudade e muitas vezes questiona-se como teria sido a vida se o meu avô a tivesse levado quando morreu?”.

A passar atualmente por uma fase bastante criativa e, acima de tudo, por um momento da sua carreira em que não se sente preso a nenhum estilo musical ou sonoridade, Gonçalo e Pronto tem aproveitado para criar músicas novas e para as trabalhar de forma diferente, com influência de outros músicos e contextos. Deste período vai surgir um conjunto de músicas que espelham essa liberdade criativa e, também, uma maior maturidade na escrita de canções.

‘Leva-me’ foi composta e gravada durante o verão de 2023, sendo que “a letra e a melodia surgiram em simultâneo", confessa o músico. O tema conta com o artista na guitarra acústica e a participação de Francisco Pessanha nos teclados.

"A 'Leva-me' nasceu a meio do processo de escrita de um novo trabalho e ganhou uma sonoridade mais eletrónica do que é habitual nas minhas músicas. Acho que o facto de não estar preso a nenhum estilo ou conceito me permitiu essa liberdade criativa para experimentar novas sonoridades. Embora a letra seja inspirada na história de vida da minha avó que, infelizmente, ficou viúva muito cedo, traz uma mensagem importante sobre as pessoas com que nos cruzamos e deixam a sua marca", conta o cantor.

O novo single de Gonçalo e Pronto é o primeiro tema que o artista edita após o EP “À Mesa”, de 2023, que inclui os singles 'Vai Tu À Frente', com a colaboração de Marta Lima, e 'Caju'.

SOBRE GONÇALO E PRONTO

Natural de Évora, Gonçalo e Pronto é um cantor e músico autodidata. Inspirada pela importância de nos conhecermos, sermos honestos e fieis a nós próprios, a música de Gonçalo e Pronto resulta das suas próprias experiências e relações. O cantor inspira-se em episódios da sua vida e as letras das suas canções descrevem, sobretudo, situações mundanas mas também o processo de autoconhecimento, que tem inspirado as composições mais recentes.

O percurso artístico de Gonçalo e Pronto teve início em 2012, depois de juntar a guitarra ao gosto pela escrita e canto. Nessa altura começou a gravar vídeos com versões de músicas de outros artistas que ia publicando no YouTube. Posteriormente, divulgou alguns originais e o apoio recebido motivou-o a dar continuidade ao projeto.

Em 2020 editou o primeiro EP, “Passatempo”, com produção de Momma T e no qual reuniu músicas escritas entre 2013 e 2019, nomeadamente o singles 'Cigarro Amigo' e 'Mergulhar'. Seguiram-se os singles 'Rescaldo', 'Sem Título' e 'Ouro Sobre Azul'. Em 2023 o artista eborense apresentou o segundo curta duração, “À Mesa”, no qual se destacam os temas ‘Vai Tu À Frente’, com a colaboração de Marta Lima, e ‘Caju’.

Este ano de 2024 vai trazer novidades do Gonçalo. Muitas. E Pronto.

Sem comentários: