segunda-feira, 15 de abril de 2024

MÚSICO E PRODUTOR LUAR EDITA SINGLE 'FAZ PARTE' QUE ANTECIPA EP DE ESTREIA "A BELEZA DE TODAS AS COISAS"





















Fotografia: LucasOwnView

O cantor, compositor e músico Luar acaba de editar o novo single ‘faz parte’, já disponível em todas as plataformas digitais. Com letra e música da sua autoria, esta canção antecipa o EP de estreia a solo "a beleza de todas as coisas" e marca uma nova etapa na carreira do produtor de temas como 'Asas (Eléctricas)', de Marisa Liz, ou ‘Grito’, de iolanda, vencedor do Festival da Canção 2024 e que irá representar Portugal na Eurovisão, que decorre em Malmö, na Suécia.

"Há pessoas, sítios e sensações que nos fazem reconectar com a nossa criança interior e a Música sempre teve esse efeito em mim. Esta canção é um símbolo dessa inocência: uma forma de olhar para a vida com carinho, mesmo quando os dias são mais escuros, aceitando que são essas voltas emocionais que tornam a nossa experiência única", revela Luar. "A 'faz parte' é a beleza da nostalgia de memórias distantes, é a força que é encontrada no processo da autoexpressão. Nasceu de um momento de criação sem regras, tendo sido grande parte da composição e da produção feita em apenas algumas horas, ideias que se mantiveram praticamente inalteradas até a versão final", refere ainda.

Produzido pelo próprio Luar, o tema 'faz parte' conta com o artista nas guitarras, baixo, piano, ambientes, vozes e mistura, Francisco Santos na bateria, Tomás Martin no saxofone, YANAGUI no piano e masterização por Sassá Nascimento. Estes músicos convidados contribuíram para "elevar o universo orgânico que pretendia explorar" nesta canção, afirma Luar.

‘faz parte’ antecipa o EP de estreia "a beleza de todas as coisas", que será editado em breve e é descrito pelo artista como "um conto multidisciplinar que explora as dores de crescimento de um jovem adulto que se quer descobrir pelos caminhos da autoexpressão". O tema apresenta-se com um videoclipe realizado por Tiago Carvalho, filmado em Super 8 numa viagem pelo Sri Lanka.

De um processo criativo assente na liberdade de experimentação sónica em busca de sons e timbres novos para usar e juntar de formas diferentes nasce "a beleza de todas as coisas", o primeiro curta duração em nome próprio de Luar, produtor e multi-instrumentista que se afirma agora como cantor e intérprete a solo.

Este projeto expande-se para além das fronteiras de um EP de 7 músicas, uma vez que o artista "não procura dar respostas mas sim descobrir algum balanço no seguimento natural da vida, observando o acaso da existência, as memórias às quais nos associamos e a forma como as carregamos", confessa Luar. O artista debruça-se neste processo sobre uma série de colaborações e projetos visuais que, tal como a música, não se definem numa só linguagem, e estendem o seu universo sónico.

Alberto Hernández, mais conhecido pelo nome artístico Luar, é um produtor musical, compositor, multi-instrumentista e criativo multifacetado. Cresceu em Loulé, no Algarve, e cedo desenvolveu a paixão pela música como hobby, envolvendo-se na comunidade local através de colaborações com outros artistas e bandas. Essas experiências levaram-no a desenvolver habilidades autodidatas na produção musical.

Posteriormente, assinou a produção e composição de temas como ‘Skrape’, com Surma e Russa; ‘Neblina’, com Rita Onofre e Sara Cruz; 'Cura', de iolanda; a versão de Marisa Liz para ‘Asas (Eléctricas)’, dos GNR; ‘Recomeço’, de Ana Mariano e Janeiro; e, mais recentemente, de dois temas a concurso no Festival da Canção 2024: ‘Volto a Ti’, de LEFT., e ‘Grito’, de iolanda, música que representará Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em Malmö, na Suécia. Além destes créditos, Luar tem contribuído como compositor de bandas sonoras de filmes premiados e vários outros projetos como curtas-metragens e documentários.

Luar tem, também, vindo a desenvolver em parceria com LEFT. e Sara Cruz o projeto colaborativo AVALANCHE, um coletivo de artistas que procura impulsionar o espírito positivo da cocriação artística. Em 2022 a AVALANCHE editou o álbum de estreia “VOLUME I”, uma abordagem inovadora à música pop portuguesa, com a participação de um total de 18 artistas, nomeadamente iolanda, Ana Mariano, YANAGUI, Rita Onofre, Matheus Paraizo, INÊS APENAS, kikomori, Choro, Inês Marques Lucas, SOLUNA, NED FLANGER ou Ana Cláudia, entre outros. O coletivo prepara atualmente novos lançamentos previstos para este ano.

Igualmente em 2024, Luar vai editar o primeiro projeto musical a solo, o EP “a beleza de todas as coisas”. O curta-duração explora a jornada da autoexpressão da maioridade e as dores de crescimento de um jovem adulto.

Sem comentários: