sexta-feira, 31 de maio de 2024

CATARINA BRANCO EDITA EP “NÃO ME PEÇAS MAIS CANÇÕES”

 













"Não me peças mais canções” é o novo EP de Catarina Branco, editado após o lançamento dos dois primeiros singles de antecipação, “A Minha Saia Velhinha” e “Se Passares pelo Adro”.

Catarina Branco edita “Não me peças mais canções”, disco que surge em homenagem ao Grupo Coral e Musical de música popular do hospital das Caldas da Rainha, onde os pais da artista tocam e trabalham. A ideia deste novo EP é, além de celebrar as raízes de Catarina Branco, estender os limites de géneros musicais e alargar os extremos do electro synth-pop, do folk e do tradicional.

Na importância e urgência da artista exaltar a música tradicional/popular portuguesa no seu reportório, o conceito de “Não me peças mais canções” tem na sua génese a formação do Grupo Coral e Musical da Casa de Pessoal do Hospital de Caldas da Rainha, criado em 2001 por Júlio Branco, pai de Catarina Branco. Foi através do cancioneiro escolhido pelo grupo e nos seus ensaios que a artista começou a contactar com as canções que hoje apresenta ao público e que despertou, nesse embalo nostálgico, para a música. A leveza e a comunhão associadas fizeram com que se quisesse aproximar da linguagem musical e da aprendizagem do piano. “Passada uma temporada a tocar guitarra, apercebi-me de que o instrumento que queria verdadeiramente aprender era o piano e o meu pai encorajou-me a ter aulas do instrumento no conservatório das Caldas da Rainha. Quando me senti mais à vontade neste instrumento, decidi que queria acompanhar a banda dos meus pais ao piano e, durante uns anos, toquei estas canções com eles. Pouco tempo depois, começaram a surgir as minhas primeiras canções que editei no 'Tá Sol', em 2019”.

Catarina Branco apresentará “Não me peças mais canções” ao vivo, acompanhada pelo Grupo Coral e Musical de música popular do hospital das Caldas da Rainha, no dia 7 de junho na Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto e no dia 9 de junho no Coreto do Parque D. Carlos I nas Caldas da Rainha. Estará ainda a solo, no dia 20 de junho no Porto (Rádioclube Agramonte), 21 de junho em Guimarães (Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura), 13 de julho no NOS Alive, e a 27 de setembro no ‘Ciclo In-ti-mis-ta’ em Portalegre.

“Não me peças mais canções” já se encontra disponível em todas as plataformas digitais.

Catarina Branco - Biografia

Catarina Branco nasceu em 1996, nas Caldas da Rainha. Depois de uma passagem pelo mundo das artes plásticas, é na música que encontra o seu meio de expressão. Em 2019 lança o seu primeiro EP “‘Tá Sol” e em 2022 o longa duração “Vida Plena”. Em 2023 edita em colaboração com Guarda-Rios versões acústicas de dois temas do disco Vida Plena. Ao vivo, tem-se apresentado nos últimos anos sobretudo a solo, ao piano, e mais recentemente, com a viola amarantina que foi buscar às memórias da música feita pelos pais.

Edita agora um EP de versões de canções tradicionais, “Não me peças mais canções”, uma homenagem ao Grupo Coral e Musical de Música Popular do Hospital das Caldas da Rainha que os pais integram. Neste disco procura estender os limites dos géneros musicais alargando os extremos da eletro-synth pop, a folk e o tradicional.

Catarina Branco - Agenda

24 de Maio: Catarina Branco (solo) - Damas, Lisboa;

7 de junho: Catarina Branco c/Grupo Coral e Musical da Casa de Pessoal do Hospital de Caldas da Rainha - Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto;

9 de Junho: Catarina Branco c/Grupo Coral e Musical da Casa de Pessoal do Hospital de Caldas da Rainha - Coreto do Parque D.Carlos I nas Caldas da Rainha;

20 de Junho: Catarina Branco (solo) - RCA (Rádioclube Agramonte), Porto;

21 de Junho: Catarina Branco (solo) - CAAA (Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura), Guimarães;

13 de Julho: Catarina Branco (solo) - NOS Alive, Oeiras;

27 de Setembro: Catarina Branco (solo) - CAE de Portalegre - ‘Ciclo In-ti-mis-ta’.

Sem comentários: