quinta-feira, 2 de maio de 2024

FRANCISCO PRIMEIRO ESTREIA NOVO SINGLE "MATÉRIA DOS SONHOS"





















O artista Francisco Primeiro irá lançar o seu 4º single, "Matéria dos Sonhos", um tema pop e dance music. A música estará disponível para download e streaming em todas as plataformas digitais a partir de 3 de Maio.

A curiosidade e a capacidade de sonhar são dois dos atributos mais fundamentais da Humanidade. São eles que nos impulsionam na direção do progresso e do futuro, são o combustível da nossa evolução enquanto indivíduos e enquanto espécie. A ciência, a música e a arte são alimentados por esta sede de descoberta, de exploração, de quebrar regras, rompendo com o velho e dando espaço ao novo.

“Este tema é uma viagem no tempo, na qual me revisitei aos meus dias de adolescência, quando sonhava ver o mundo e mergulhava em universos que não existiam, nas páginas dos livros da JK Rowling, Tolkien, Enid Blyton, Júlio Verne, Agatha Christie, Álvaro Magalhães ou Isabel Alçada.
Nessa viagem à adolescência, plena de sonhos, anseios, descobertas e amores não correspondidos lembrei-me do desejo intenso de encontrar a minha alma-gémea, esse ser que nos ama e apoia incondicionalmente, que nos lê os pensamentos, que nos varre os receios, inseguranças e fragilidades com o toque de um olhar ou de uma palavra. Que irá acompanharnos nessa grande aventura chamada vida, para onde quer que ela nos leve.

Por tudo isto, por trazer esse Francisco da adolescência à superfície, este é, provavelmente, o tema mais pessoal que lancei até agora. Como sou um tipo reservado, isso faz-me sentir de certa forma vulnerável aos olhares externos, aos juízos de valor. Mas não faz mal, porque se a arte, seja ela qual for, é a interpretação da vida, então devemos expressá-la da forma mais sincera e verdadeira possível.

Quão pobres seríamos todos nós se Van Gogh, por exemplo, não tivesse achado o mesmo?”

Sobre FRANCISCO PRIMEIRO:


Francisco Primeiro era o nome de um barco de pesca desportiva. O filho do pescador adotou o nome do barco para si mesmo, em memória do pai, e agora navega nas águas musicais do jazz, funk, soul e R&B.

Assim nasce o projeto do músico portuense, que desde a sua génese até aos dias de hoje sofreu várias metamorfoses, experimentando estilos, colaborando com diferentes músicos, e a cada passo crescendo e maturando.

Experimentou vários palcos, de norte a sul do país, desde 2019, até decidir que deveria finalmente cristalizar alguns dos seus temas em estúdio. Assim, recentemente, começa a gravar o seu disco de estreia no AI Studios, com o produtor André Indiana e com a colaboração de Sérgio Silva (bateria), João Mascarenhas (teclas), Tiago Lima (baixo) e vários músicos convidados, como Gileno Santana, Zé Nuno, Helena Neto, Pancho Tarabbia ou Fabián Araya.

A visão era clara: criar um disco que abarcasse o “excitement” e a imprevisibilidade do jazz, o “groove” do funk e do R&B e a alma da soul (passe a redundância), conjugados com o conforto e acessibilidade da música pop, num conjunto de canções em português para se ouvir na estrada.

A premissa: fazer um álbum que enaltecesse a performance dos músicos, dando a sensação de uma gravação ao vivo, com a energia, diversão e sonoridade que lhe são características, desafiando, ao mesmo tempo, convenções musicais e de estilo.

Deste acervo musical saíram desde 2023 os singles "Gabriela", "Sob O Teu Olhar" e “Respirar”, que chegaram a vários rádios do país como a Smooth FM, Rádio Comercial, RDP Internacional, Rádio Nova, entre várias outras, com mais temas a serem lançados em 2024 na antecipação do seu disco de estreia.

Sem comentários: