quinta-feira, 16 de maio de 2024

JÜRA LANÇA ÁLBUM "SORTAMINHA"





















"“sortaminha" é um álbum que nasce, uma vez mais, da minha necessidade de expressar o que vivo, o que sinto. A verdade é o ponto de partida pra qualquer canção minha e como na vida, tudo pode acontecer. Se para mim, ontem, era certo que o amor e a dor do amor estariam sempre de mãos dadas, hoje vejo-o e sinto-o de forma diferente. Se até aqui a música era um lugar que acolhia os meus lamentos, "sortaminha" é a celebração do amor bonito que estou a viver, da vida - do que continua a ser aprender a viver aqui - e da minha identidade. É um álbum feliz.

Eu que achava que a vida teria sempre um lado mais triste, e que esse é que me faria compor, hoje só tenho vontade de gritar "sortaminha"! Por tudo o que ela também dá.

Produzido maioritariamente por DØR, L-Ali, Miguele e Ned Flanger, tem também produção do Beiro, do João Maia Ferreira e do luar. Com duas colaborações muito especiais, é uma viagem entre estímulos e sonoridades que são parte daquilo que eu sou. Umas vezes pedra outras vezes água. Umas vezes alvoroço outras vezes calma. Um álbum que prova, faixa a faixa, que podemos estar a ser constantemente surpreendidos e ainda assim sentir o ponto de ligação de tudo - de onde vem, e como é comunicado. Ouvem-me a mim. E a minha verdade."

JÜRA

Jüra, uma das grandes certezas da música pop e urbana em Portugal, lança hoje o tão aguardado álbum de estreia "sortaminha". Com edição surpresa, apesar de os fãs já há muito expetantes com este lançamento, a artista e compositora nomeada na categoria de artista revelação dos Prémios PLAY, edita 15 faixas originais, todas com letra e composição de sua autoria.

Desde novembro de 2023 que Jüra tem vindo a desvendar este primeiro LP, com três singles de avanço, "avidadá", "tudoparachegarati" e "coração". Este último, "coração", com videoclipe filmado no Chapitô, onde a cantautora se formou em artes circenses, vê-se Jüra numa lira. Para além do circo, Jüra é ainda formada em dança e une neste primeiro disco todas as peças da sua vida, profissional e pessoal.

Este primeiro LP nasce de uma residência artística em Sesimbra ainda em 2023. A artista juntou os produtores e músicos com quem tem vindo a trabalhar, DØR, L-Ali, MIGUELE, NED FLANGER, para criar sem restrições e compor grande parte do trabalho que viria a tornar-se "sortaminha". Mais à frente, Jüra colaborou ainda em três faixas distintas com os produtores, Beiro, João Maia Ferreira e Luar, e conta ainda com duas participações dos artistas L-Ali e Real GUNS.


"sortaminha" representa uma nova fase na carreira e vida da cantautora, um álbum que é a identidade bem definida de uma jovem artista que não se deixa condicionar por géneros, mas antes todos os vários ritmos urbanos que vivem à sua volta. Não é de estranhar que ao longo das 15 faixas se ouça hip hop, r&b, ou até trance, que se unem à Pop que Jüra tem vindo a criar e a desenvolver desde 2020. Uma das suas grandes características, e intocável, seja na sua música, como na sua imagem, é que é esta a sua verdade.

Este é um álbum ousado, que explora diversos e novos caminhos, na escrita muito própria, em que escreve como fala, cria um dialeto próprio, e na sonoridade, que teve como balão de ensaio todos os lançamentos anteriores, dois EPs "jüradamor" e "rés.tu" e a Trilogia. "sortaminha" não trata apenas de tristeza, e da tristeza no amor, acolhe lamentos mas acima de tudo celebra o amor, a reciprocidade. Esta é a sua verdade, um trabalho autobiográfico, que relata e eterniza as suas vivências, mas é acima de tudo um álbum feliz, que retrata a felicidade que vive atualmente e se sente na sua criação.

Jüra tem já várias datas de norte a sul do país, onde apresentará ao vivo este primeiro longa duração, com destaque para o regresso da artista ao NOS Alive na edição deste ano no palco WTF Clubbing, a 12 de julho. Recorde-se que a sua passagem em 2022, no Coreto, contou a maior enchente desse palco.

A artista tem vindo a trilhar uma rota em ascensão. Tem hoje uma grande base de fãs e uma nomeação para artista revelação dos Prémios PLAY. A música e toda a estética que envolve a artista e compositora, Jüra, levou-a já aos principais Festivais, a atuar em nome próprio no Capitólio em Lisboa, que contou com casa cheia, conquistando o público e a crítica, que se refere à artista e compositora como "o presente da música urbana portuguesa" (Hip Hop Rádio). Lançou dois EPs, "Jüradamor" e "rés.tu", uma Trilogia, marcada pelas novas colaborações e sonoridades, com diferentes produtores e artistas, colocando-a como uma das 5 artistas portuguesas com maior airplay nas rádios em Portugal.

Agenda:

30 MAI - QUEIMA DAS FITAS, COIMBRA
⁠05 JUL - PORTO DE MÓS
⁠12 JUL - NOS ALIVE, LISBOA
⁠21 JUL - MEO MARÉS VIVAS, PORTO
⁠01 AGO - VAROSA FEST, TAROUCA
⁠31 AGO - TBA
⁠08 SET - TBA
⁠13 SET - TBA

Sem comentários: