Sucedendo a “arena”, o primeiro single e manifesto de abril, zé menos lança o seu novo EP, “quatro partos”. O artista gaiense juntou-se ao produtor Pedro, o Mau (parte integrante do projeto ALMA ATA) para um registo colaborativo, composto por 6 faixas produzidas por Pedro, o Mau; escritas e interpretadas por zé menos.
Se no seu estreante e aclamado disco “o chão do parque”, editado em 2019, a
agulha musical revelou novos traçados para o hip hop nacional, num registo outonal e exploratório, criado inteiramente por si, da escrita à composição, agora, em “quatro partos”, zé menos caracteriza-se enquanto cantautor contemporâneo, servido de instrumentais eletrónicos melancólicos, alimentados a notas soltas de guitarra e a ritmos espaçados, que dão liberdade à experimentação de novas abordagens criativas na utilização da voz e das palavras expressas pelo artista.
“Tenho pensado nestas canções como as canções que fiz enquanto não pude fazer outras.”
- zé menos
Da vulnerabilidade transportada em “borratado”, passando pela cândida “canção de embalar” ou a sonhadora “corpo que gira”, as músicas que formam o EP são peças que se ligam não por uma temática em específico, mas pela leveza do seu ser. Mesmo que os temas soem “tristes”, tal como descreve o artista, eles apontam para um lugar de esperança e tranquilidade. Um pequeno passo antes de um grande salto.
Disponível nas plataformas digitais a partir de 31 de maio, o EP “quatro partos”
merecerá em breve uma edição física em cassete pela Biruta Records. Este novo trabalho de zé menos conta com concertos de apresentação a 5 de julho no Maus Hábitos, Porto e a 12 de julho na Casa do Comum, Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário