Primeiro dia conta com 5ª Punkada e Coro das Fontes, o novo álbum de Samuel Martins Coelho, o visionamento do documentário Yours Truly, Fear e a instalação performativa “Grota”, pelo colectivo Omnichord.
Dois dias antes do lançamento do segundo disco de originais, os 5ª Punkada regressam às Fontes para um concerto de pré-apresentação que se reverte de notas especiais. Numa colaboração com o Coro das Fontes (grupo composto por habitantes da aldeia), o coletivo formado por músicos utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra traz a palco temas novos e novas abordagens à música com que têm vindo a tocar um pouco por todo o Portugal e Europa.
A residência 5ª Punkada com o Coro das Fontes conta com o apoio do da Fundação Millennium bcp.
O multi-instrumentista Samuel Martins Coelho fará também o primeiro concerto de apresentação para o novo disco editado pela Omnichord, onde explora a crise ambiental, emocional e a extinção das espécies através de um intrincado jogo entre a música e a fisicalidade. Composto por sete temas, Extinção vai além do formato tradicional de um álbum.
O disco é uma edição especial em formato caixa, contendo objetos que se conectam aos temas do disco e, com isso, proporcionando uma experiência sensorial e social que convida o público a uma imersão completa nas questões ambientais abordadas.
O valor da venda das caixas reverte para as associações Os Malmequeres e Casa do Meio Caminho.
“A caixa funciona como uma utopia.
O álbum tem 7 músicas e a caixa tem 7 objectos.
Temos pedaços de memória, mas quase como um objecto de luxo, como se já não existissem.
Não quero cair no erro de explicar demasiado.
Cada um cria a sua história a partir da caixa.”
Samuel Martins Coelho
O Discos & Petiscos também compõe a programação do primeiro dia e propõe boa comida, regada a boa música!
Na Associação Nascente do Lis juntam-se os paladares e os mestres da petiscada, às danças e maestros do dj set.
Uma proposta para fazer crescer a água na boca, onde vai haver espaço para discos pedidos, mas sabemos também que vão haver muitos petiscos pedidos!
A complementar este regresso do Nascentes, teremos a exibição de Yours Truly, Fear, documentário de Telmo Soares - recentemente galardoado no festival IndieLisboa - que acompanha os 5ª Punkada na tour europeia realizada em 2024.
A exibição do documentário terá lugar no Terreno do Alpista e será seguida de uma conversa com a banda e o realizador.
É no diálogo com os habitantes da aldeia das Fontes que vamos conhecendo pequenas histórias e mitos que são carinhosamente guardados na memória coletiva e passados de geração em geração.
Uma das muitas histórias é o mito da grota.
Segundo os Fontelenses, quando vêm as primeiras chuvas intensas, há um certo dia em que a terra estremece e ouve-se um rugido vindo do solo, cada vez mais intenso, até que rebenta a nascente.
É inspirado neste mito que surge a instalação performativa “Grota”.
Uma instalação do colectivo Omnichord que terá a sua apresentação neste primeiro dia de Nascentes
Enquanto projeto de raiz comunitária, o Nascentes volta a propor uma visita às estórias e pessoas que habitam a aldeia.
Numa colaboração entre Raquel Folião - que ao longo de algumas semanas entrevistou diferentes habitantes das Fontes - e a livraria Arquivo, será lançada a fanzine A fragil(idade) do tempo que compila textos, fábulas, memórias e olhares sobre a vida, o passar do tempo e aquilo que nos prende (ou nos afasta) de um lugar.
A ter lugar entre os dias 3 e 7 de julho na aldeia das Fontes em Leiria, o Nascentes assume, este ano, um forte pendor multicultural, com concertos de bandas e músicos de dezoito nacionalidades.
Durante estes cinco dias de celebração, apelamos à responsabilidade e ao cuidado de todos para preservar este lugar tão especial e a sua deslumbrante paisagem.
Criámos um grupo para facilitar a partilha de boleias entre os visitantes do festival, incentivando uma forma mais ecológica de chegar a Fontes, Leiria e relembramos também que não há serviço multibanco no Nascentes nem nas Fontes.
GRUPO BOLEIAS NASCENTES’24
Acreditamos que a arte tem o poder de nos fazer refletir sobre a nossa condição humana, de nos conectar emocionalmente uns com os outros e de nos lembrar da nossa humanidade comum, independentemente das fronteiras geográficas ou culturais.
Mais informações sobre a programação e horários do Nascentes podem ser consultadas no nosso site.
Site Nascentes
Playlist Nascentes 2024
Mais informações sobre a programação e horários do Nascentes podem ser consultadas no nosso site.
Site Nascentes
Playlist Nascentes 2024
Sem comentários:
Enviar um comentário