segunda-feira, 15 de julho de 2024

VERÃO A 2 TEMPOS * EPICENTRO





















A programação de Verão promovida pelo Município de Coimbra e pela Blue House continua já na terça-feira, dia 16 de julho, no Palco Epicentro, na Praça de Comércio, às 18h00, com o Dj Set do Rui Ferreira e às 19h00, com os Hause Plants, a banda de indie-rock de Lisboa.

Na quarta-feira, dia 17, no CAV, haverá lugar para o teatro com a peça do Teatro da Beira “O Juiz da Beira”, uma farsa de Gil Vicente, que consiste numa espécie de continuação de uma outra peça do mesmo autor: “O auto de Inês Pereira”. Neste auto, a protagonista casa com um homem meio atolambado, Pêro Marques, que se revela um pau mandado.

Continuamos para quinta-feira, dia 18 de julho, no Palco Epicentro, que começa, às 18h00 com o DJ Set de Filipe Furtado, na Praça do Comércio. Logo de seguida, às 19h00, Santi Lesca, Sali & Help! continuam a animação no mesmo local. Neste mesmo dia, às 22h00, é a vez de Luís Figueiredo & Eivind Aarset no Salão Brazil. Ambos vão apresentar um formato em duo, num encontro de improvisadores em plena exploração e diálogo sonoro.

A semana continua na sexta-feira, dia 19, com as Conversa na Baixa, no Coolaboola, às 17h00. Mudamos de cenário para o Largo do Romal, onde às 19h00 as Bandas da Academia de música do Centro Norton de Matos se irão apresentar. De seguida, às 22h00, o Ukelele Social Club fecha o palco. O Ukulele Social Club une diversos entusiastas da música em Coimbra, fomentando a alegria e a camaradagem desde novembro de 2022.

Encerramos a semana, no sábado, dia 20, com o Dj Set de Fernando Alves, às 17h00, no Coolaboola. Seguimos para o CAV, às 19h00, para o concerto de GOAT, originários de Osaka, Japão, GOAT desafiam o típico formato de banda de rock com a sua abordagem única e impactante ao minimalismo, dando prioridade a sons puramente percussivos mais do que a conteúdo melódico. A semana fecha com um serão de folclore na Praça 8 de Maio, a partir das 22h00.

O Verão a 2 Tempos * Epicentro aposta no cruzamento de públicos e na revivificação dos espaços, através de concertos, DJ Set, sessões de cinema, oficinas para crianças, visitas temáticas e residências artísticas que compõem os ciclos programáticos da iniciativa, que junta o programa municipal Verão a 2 Tempos com o Festival Epicentro, distribuídos por várias artérias da Baixa de Coimbra.

Numa ampla coorganização de entidades culturais, sociais e políticas, sediadas na Baixa de Coimbra, Verão a 2 Tempos * Epicentro conta com a parceria da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), da Associação Cultural Quebra Costas, da Escola da Noite, da Encontros de Fotografia, da Associação Há Baixa, do Jazz ao Centro Clube (JACC) e da União de Freguesias de Coimbra.

Com mais de três centenas de propostas artísticas, dos quais 25 são residências artísticas, que enformam a oferta cultural interdisciplinar nos meses de Verão e numa perspetiva de estreito diálogo e articulação com os agentes culturais sediados na cidade e na região de Coimbra, este programa promove a articulação entre as mais diversas entidades, amplia a oferta cultural de Coimbra, incentiva a criação artística, promove a criação de públicos e provoca pensamento sobre as dinâmicas sociais e culturais da baixa da cidade.

Todos os espetáculos são de entrada gratuita e toda a programação está disponível em https://v2t-epicentro.com/programacao/

PROGRAMAÇÃO 16 DE JULHO A 20 DE JULHO

Rui Ferreira foi enfermeiro entre 1991 e 2016, mas a música sempre ocupou um lugar especial na sua vida. Em 1993, entrou para a Rádio Universidade de Coimbra, foi Presidente da Administração durante três anos, Diretor de Programação e ainda hoje é o homem do leme do programa Cover de Bruxelas. É o homem por detrás da Lux Records/Subotnick Enterprises. Editou discos e foi manager de bandas como Belle Chase Hotel, Wraygunn, The Legendary Tigerman, Sean Riley And The Slowriders, D3O, Tiguana Bibles, Victor Torpedo, Birds Are Indie, Twist Connection e Mancines, sendo, por isso, figura marcante do rock em Coimbra. Em Fevereiro de 2017, fundou a loja de discos Lucky Lux em Coimbra e no mesmo ano lançou o Festival Lux Interior. Melómano incorrigível, é um incansável colecionador de discos.

16 de Julho // Praça do Comércio // 18:00

Os Hause Plants já quase dispensam apresentações, tendo passado por festivais como o MEO Kalorama, ou o Vodafone Paredes de Coura, e pisado palcos nacionais e internacionais ao longo dos últimos anos, quase inteiramente passados na estrada. Os Hause Plants começaram como um veículo para Guilherme Machado Correira lançar as músicas que tinha escrito e gravado no seu quarto, quando, em 2021, editou o seu primeiro EP a solo, “Film For Color Photos”. Três anos depois, juntamente com Dani Royo, João Silva e João Simões, a banda de indie-rock de Lisboa transforma-se numa máquina bem oleada, lançando três EPs em três anos através da editora Spirit Goth, de Los Angeles. O ano de 2024 vai trazer várias aventuras para a banda, com uma digressão europeia, nova música a caminho e participações confirmadas no SXSW, em Austin, Texas, e no New Colossus Festival, na cidade de Nova Iorque.

16 de Julho // Praça do Comércio // 19:00

“O Juiz da Beira”, uma farsa de Gil Vicente, consiste numa espécie de continuação de uma outra peça do mesmo autor: “O auto de Inês Pereira”. Neste auto, a protagonista casa com um homem meio atolambado, Pêro Marques, que se revela um pau mandado.

Em “O Juiz da Beira” vamos encontrar de novo Pêro Marques, ainda casado com Inês Pereira, mas desta vez feito juiz. Às suas audiências comparecem Ana Dias, que acusa o filho de Pêro Amaro de lhe ter violado a filha; Alonso López, que incrimina Ana Dias de ser alcoviteira; e um escudeiro, que acusa Ana Dias de ser ladra. Para finalizar, quatro irmãos (o Preguiçoso, o Bailador, o Amador e o Brigoso) vêm disputar a herança que lhes deixou o pai. Como seria de prever, Pêro Marques resolve da forma mais absurda todos estes litígios, mas, curiosamente, todas as sentenças acabam por revelar-se arrazoadas.

17 de Julho // CAV // 22:00

No âmbito da composição Anima - Suite para Orquestra de Cordas e Solistas, Luís Figueiredo convidou o guitarrista norueguês Eivind Aarset para colaborar enquanto solista. Esta colaboração levou o pianista português à Noruega e, agora, traz o guitarrista norueguês a Portugal. No dia 18 de julho, Figueiredo e Aarset assumem um formato muito diferente, em duo, num encontro de improvisadores em plena exploração e diálogo sonoro.

18 de Julho // Salão Brazil // 22:00

Melómano por vocação, comprou o primeiro CD ainda sem ter aparelhagem para o ouvir. Desde então, a colecção tem vindo a ocupar várias divisões lá em casa.

Passou música pela primeira vez ainda não tinha atingido a maioridade. Consta que foi usada uma mota sem cano de escape para fazer “misturas”. Gosta de partilhar versões inusitadas e fazer dançar os outros com remisturas melhores que alguns originais, num universo sonoro abrangente q.b.

Na rádio, andava ainda no liceu quando se estreou numa frequência local, com a colaboração num programa de título “Janela Indiscreta”. Actualmente faz parte das equipas de dois programas na Rádio Universidade de Coimbra (“Cover de Bruxelas” e “Preto No Branco”) e tem outros em nome próprio (“Jukebox”, onde os convidados é que levam a música que vai tocar, e “Rádio K7 e Uma Polaroid”, feito integralmente com cassetes áudio).

20 de Julho // Coolaboola // 17:00

O Grupo Folclórico de Coimbra, fundado em Janeiro de 1986, é uma associação cultural, sem fins lucrativos, que tem como objectivo, contribuir para a preservação dos valores da cultura popular que marcam a nossa identidade. Assim, procura recolher e divulgar as tradições da cidade de Coimbra e dos seus arrabaldes, num espaço temporal contido entre os finais do século XVIII e o começo do século XX, mas com especial incidência na segunda metade do século XIX, designadamente nas áreas do canto, da dança, do trajo e da doçaria. O Grupo tem vindo a intervir na vida cultural da cidade de Coimbra, através da recuperação de Feiras de Doçaria, Cantares do Ciclo Natalício, assim como na realização de Serões de Folclore, Serenatas Populares e as tradicionais Fogueiras de São João e São Pedro, na Alta de Coimbra.

20 de Julho // Praça 8 de Maio // 22:00

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
16 DE JULHO A 20 DE JULHO

16 JUL
18H00 DJ SET RUI FERREIRA PRAÇA DO COMÉRCIO
19H00 HAUSE PLANTS PRAÇA DO COMÉRCIO

17 JUL
22H00 “O JUIZ DA BEIRA” – TEATRO DAS BEIRAS CAV

18 JUL
18H00 DJ SET FILIPE FURTADO PRAÇA DO COMÉRCIO
19H00 SANTI LESCA, SALI & HELP! PRAÇA DO COMÉRCIO
22H00 LUÍS FIGUEIREDO & EIVIND AARSET SALÃO BRAZIL

19 JUL
17H00 CONVERSAS NA BAIXA COOLABOOLA
19H00 BANDAS DA ACADEMIA DE MÚSICA DO CENTRO NORTON DE MATOS LARGO DO ROMAL
22H00 UKULELE SOCIAL CLUB LARGO DO ROMAL

20 JUL
17H00 DJ SET NA BAIXA FERNANDO ALVES COOLABOOLA
19H00 GOAT CAV
22H00 SERÃO DE FOLCLORE PRAÇA 8 DE MAIO

Sem comentários: