quinta-feira, 22 de agosto de 2024

COR(p)O METROPOLITANO SAI À RUA COM MAIS DE 500 VOZES

 



















“Abril em Setembro” é o título da mais recente criação do Cor(p)o Metropolitano que, a 8 de setembro, pelas 17h00, sobe ao palco do Coliseu Porto Ageas e daí para a rua, numa verdadeira celebração da Liberdade, que culmina na Praça da Batalha. O espetáculo, inédito e itinerante, celebra os nossos heróis de Abril e a rádio, a partir de uma emissão especial da Rádio Metropolitana do Porto, desenvolvida no contexto de criação deste espectáculo.

No ano em que Portugal celebra o cinquentenário do 25 de abril de 1974, o COR(p)O METROPOLITANO chega ao Porto, mais concretamente ao Coliseu Porto Ageas para fazer Abril em Setembro, a partir do seu próprio repertório e do cancioneiro de Abril.

A nova criação do COR(p)O METROPOLITANO propõe-nos para esta edição de 2024 um espetáculo que, tendo início no Coliseu Porto Ageas, pelas 17h00, se fará também na rua, evocando as memórias do 25 de Abril de 1974, e culminando a sua apresentação na Igreja de Santo Ildefonso, na Praça da Batalha. Antes disso, pelas 11h00, no espaço envolvente e a partir de uma estação emissora móvel, será a Rádio Metropolitana do Porto a assegurar uma emissão especialmente desenvolvida no contexto de criação deste espetáculo. Uma parte integrante e fundamental da performance, que acontece entre as 11h00 e as 17h00, momento a partir do qual a emissão dará lugar à difusão em direto do próprio espetáculo a decorrer no Coliseu.

A Direção de Musical deste espetáculo, estará a cargo de André NO e Rui Souza e será conduzido pelo maestro Miguel Fernandes, num coletivo artístico que junta ainda André Nunes, Aleksandar Caric, Inês Lapa, Isabel Rodrigues, Fátima Neto e Marisa Oliveira. A coreógrafa Helena Oliveira é a responsável pelo movimento e Beatriz Prada pelos figurinos e cenografia. A emissão rádio conta com a curadoria de Luís Pinto e o som e luz do espetáculo estarão a cargo de Quico Serrano e Manuel Alão, respetivamente.

Mauro Rodrigues, responsável pela coordenação e direção criativa do espetáculo, descreve-nos assim uma performance única que se propôe juntar “mais de 500 vozes, oriundas dos 17 municípios que constituem a Área Metropolitana do Porto, numa ode à Liberdade, num espetáculo único de celebração e homenagem aos que cantaram Abril e ao seu inigualável legado musical, que das trevas fizeram luz, empunhando a palavra, a poesia e a música como verdadeiras armas de ganhar. Um elogio à rádio, pelo papel fundamental na Revolução do Cravos enquanto espaço de ouvir e ser escutado, sem o qual nenhuma revolução faz chão. Uma celebração de Abril. Em abril, ou em setembro, mas sempre juntos. Sempre.”

Naquela que é já a 4ª edição do COR(p)O METROPOLITANO e partindo de novas convocatórias abertas à participação, o COR(p)O METROPOLITANO regressou aos ensaios em abril deste ano, para preparar um espetáculo que, a partir do cancioneiro da revolução, mas também do seu próprio repertório original celebra, em setembro, o mês da Liberdade.

Retomando as palavras do Presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, “este é um projeto que, ano após ano, vai além de um grande coro: é uma jornada pelo nosso vasto território, guiada pelas faces e vozes dos seus habitantes, uma verdadeira odisseia que se renova a cada edição, onde a partilha e sentido de união são reforçados, tanto no palco quanto fora dele”.

Inspirado pelos princípios da Carta Metropolitana para a Cultura 2023-2028 e inserido na iniciativa MATER 17, promovida pela AMP, este projeto continua a abrir espaço, em cada município e na esfera metropolitana, a um trabalho colaborativo entre todos aqueles que dele queiram fazer parte: autarcas, técnicos, agentes culturais e membros de cada comunidade.

O COR(p)O METROPOLITANO estreou-se em 2021, enquanto projeto de construção social e cultural associado à prática artística e musical, de carácter colaborativo, através de um trabalho em rede capaz de promover o sentido identitário e sentimento de pertença da Área Metropolitana do Porto a partir do envolvimento das suas comunidades, apresentando o resultado de 17 residências artísticas únicas dedicadas a um olhar coletivo sobre o património material e imaterial dos 17 municípios que a constituem.

Em 2022 o COR(p)O METROPOLITANO apresentou-se em Espinho, juntando pela primeira vez e no mesmo palco todas as vozes que fazem este coro, num espetáculo-viagem sobre o vasto território da Área Metropolitana do Porto, entre caminhos que vão da serra até ao mar.

Em 2023, e num olhar sobre si próprio, o COR(p)O METROPOLITANO levou até ao Município de Paredes uma nova criação colaborativa, um espetáculo inspirado no corpo humano e numa reflexão sobre um processo criativo feito a muitas vozes.

O COR(p)O METROPOLITANO sobe ao palco do Coliseu Porto AGEAS dia 8 de setembro, às 17h00, para cantar Abril, sentir Abril, fazer Abril. O espetáculo é de entrada livre, sujeito ao levantamento de bilhete e à lotação da sala. Os bilhetes, gratuitos, podem ser levantados a partir de 2 de setembro na bilheteira do Coliseu. Consulte aqui o horário da bilheteira.

Sem comentários: