sexta-feira, 13 de setembro de 2024

LUSO-DESCENDENTE KARMA CATENA LANÇA DISCO DE ESTREIA





















 
"how to peel an orange" é o álbum de estreia da luso-descendente Karma Catena de nome artístico C'est Karma

"how to peel an orange" foi criado durante uma residência de três semanas em Lisboa

Data de lançamento: 13 de setembro
 
"Nunca morei em Portugal e, ainda assim, sempre me senti em casa. Cresci no Luxemburgo, vivenciando a cultura à distância e de perto ao mesmo tempo. Crescer numa diáspora, para mim, significou ter um forte sentido de comunidade, era como viver numa pequena bolha, rodeada pela minha família, que sempre me fez sentir segura. Nas nossas viagens anuais para visitar os meus avós, tias e tios, esse sentimento continuou, porque amo a minha família. Portugal para mim era um lugar pitoresco, um porto seguro, uma comunidade perfeita. Foi só no ano passado, quando passei mais tempo em Lisboa, sem a minha família, que este quadro se tornou um pouco mais transparente e vi as falhas, a queerfobia e a misoginia que ainda persistem. Isso não me fez amar menos Portugal, mas permitiu que pensasse mais profundamente sobre a minha relação com o país, sobre os meus próprios preconceitos e sobre a questão subjacente: onde é que eu realmente pertenço.

Sempre disse que me sentia mais portuguesa do que luxemburguesa, mas estas experiências fizeram-me pensar se alguma vez me senti verdadeiramente portuguesa ou se estava apenas fortemente ligada à minha própria imagem idealizada do país. Com "Maria João", tentei conciliar estes sentimentos, memórias e ideais.”

- Karma Catena -

‘É muito difícil’, ri-se Karma Catena quando questionada se existe uma forma certa de descascar uma laranja. O título do seu álbum de estreia ‘how to peel an orange’, lançado hoje, dia 13 de setembro, é uma metáfora para o método de autodescoberta, ou a falta dele. Não existe um guia que funcione para todos, mas as famílias, amigos e outros apoiantes têm a sua própria forma de orientar quem está a passar pelo processo. Para Karma, este álbum é um reflexo da sua própria jornada de descoberta de si mesma e da sua comunidade. ‘Quero que seja um reflexo honesto da minha experiência humana’, diz ela.

O seu próprio processo de autodescoberta musical começou aos 14 anos, quando tocou em squats com a sua primeira banda punk no seu Luxemburgo, a sua terra natal. Pouco depois, a jovem de 22 anos escreveu a sua primeira canção como C'est Karma, na falta de um presente de aniversário para o irmão mais novo.

Os três EPs que se seguiram descreveram o seu impressionante desenvolvimento pessoal e artístico, desde compositora com guitarra acústica ('YELLOW') até às suas primeiras experiências sonoras em estilo indie-pop ('Farbfilm') até uma ousada declaração de hiper pop e vanguarda (' Amuse-Bouche').

É esta notável evolução, aliada à forte experiência das atuações internacionais, quer na América do Norte, quer em toda a Europa, que confere a Karma uma extraordinária maturidade e confiança. Nesta base, C'est Karma manifesta a sua identidade artística única num álbum de estreia que celebra a música e a cultura pop contemporânea, bem como a diversidade cultural e a comunidade.

‘how to peel an orange’ foi criado durante uma residência de três semanas em Lisboa, permitindo a Karma a reflexão e o foco que necessitava para desenvolver esta paisagem sonora. Trabalhando com a produtora americana Margo XS (Alice Longyu Gao, HarmonyTividad), a dupla mergulhou profundamente na relação íntima de Karma com o local. O álbum foi finalizado em Hamburgo com os produtores Valentin Hebel e Sebastian ‘MUXI’ Muxfeldt.

Apesar das memórias ensolaradas de estar sentada na varanda a descascar laranjas com a avó e as tias-avós, Karma aterrou na fruta cítrica como estrela titular no processo, embora continuasse a aparecer ao longo do processo criativo. O seu suco pode ser doce, mas arde quando atinge uma ferida aberta. Algumas laranjas são mais difíceis de descascar do que outras, assim como algumas pessoas são mais difíceis de compreender. A sua doçura e acidez paralelas falavam da exploração do conforto (o doce) e do desconforto (o ácido) de Karma.

Em ‘how to peel an orange’, C’est Karma disseca a sua própria história em três línguas, explorando a sua herança portuguesa e processando traumas individuais e coletivos. Musicalmente inspirado por mulheres fortes que mantiveram a sua integridade criativa na indústria musical, como Kate Bush, Imogen Heap, SOPHIE, Björk e Caroline Polachek.

Apesar dos muitos pontos de contacto e línguas, C'est Karma cria um trabalho impressionante e unificador com a sua estreia - um símbolo de resiliência e esperança. Juntamente com os seus fãs e a sua banda, ela irá celebrar isso ao máximo nos seus próximos concertos!

Sem comentários: