segunda-feira, 23 de setembro de 2024

SAI HOJE O NOVO DIECO DE EARTH DRIVE

 









Porque o universo tem um vasto e enorme espaço por descobrir. Porque o nosso interior também nos oferece as mais variadas formas de viagem, os Earth Drive regressam aos discos e continuam a empreender experimentações sónicas de longa duração com o sentido estético denso e marcante reflectido na forma como expressam a sua identidade única.

Esta curiosidade experimental da banda continua intacta e verifica-se neste novo disco uma confiante expressão da sua verdade, nesta nova aventura sonora afinada com a sua identidade artística singular.

Light Codes sucede a Helix Nebula lançado em 2020 e é um disco em que as temáticas conceptuais se interligam profundamente com elegantes texturas, riffs, padrões rítmicos, atmosferas, vozes e letras que se fundem de forma autêntica e carismática.

Light Codes está alinhado com os dois antecessores (Stellar Drone e Helix Nebula) e com o conceito do projecto Earth Drive, com a sua estética e com um público cada vez mais interessado pelo autoconhecimento e desenvolvimento pessoal através da arte.

O disco foi gravado nos The Pentagon Audio Manufacturers, ARMA (Audio Recordings Music & Art) e BKK pelo Fernando Matias que também se encarregou da mistura e masterização. O artwork ficou a cargo de Hermano Marques com o recurso a duas Astro-fotografias de Mónica Martinho e Marco Vidal (imagens representativas da Wizard Nebula e Veil Nebula que foram sobrepostas durante o processo de composição e Design da capa do disco, resultando numa contemplativa imagem que se une na perfeição à comunicação visual da banda).

Light Codes, foi antecipado por "True Passage Into The Void" e "The Bridge" e vai ser lançado nos formatos físicos, Vinil, CD e digital com o selo da Raging Planet. Tem apresentação marcada para o último trimestre do ano em datas a anunciar.

Actualmente os Earth Drive são Sara Antunes (voz), Sebastião Santos (bateria), Fernando Matias (baixo) e Hermano Marques (guitarra e voz).

Os Earth Drive caracterizam-se pelo seu som denso, melódico, visceral e catártico.

Para além do seu peso, a banda tem uma forte componente atmosférica, texturas hipnóticas e meditativas adornadas por uma voz feminina carismática, envolvente, profunda e cativante.

Atmosferas espaciais e ritualísticas criam uma estética única, tornando o seu trabalho numa viagem interior surpreendente, que se deve experienciar.

A banda portuguesa formou-se em 2007 e passou por vários espaços e festivais de prestígio da cena underground, como o Reverence Valada Festival, Under the Doom IV Edition, VOA Heavy Rock Festival, Festival Woodrock, Stonefest, Sons no Montijo e Sunburst Festival; tendo partilhado palcos com bandas nacionais e internacionais como Sasquatch, Crippled Black Phoenix, Sisters of Mercy, Steak, Glowsun, Radar Man from the Moon, Wet Cactus, Spectral Haze, Ecstatic Vision, UHF, Keep Razors Sharp, My Master the Sun, Sinistro, It was the Elf, Basalto, The Black Wizards, Stones of Babylon, Desert Smoke, Son of Cain, The year, Marbles, Moes Implosion, Earth Electric, Wells Valley, Process of Guilt, Vircator, Asimov, Inhuman, entre outras grandes bandas.

Os Earth Drive foram homenageados com o prémio de Álbum de Metal Alternativo 2017 do ano com Stellar Drone através da revista World of Metal (edição # 13 página 174), tendo em 2020 Helix Nebula sido o disco Nº1 na categoria Experimental Psych Rock pela mesma revista.

A banda mereceu uma menção de prestígio na revista LOUD! “Um dos mais brilhantes projetos do actual underground nacional” - José M. Rodrigues | LOUD! nº 202. Helix Nebula esteve também nas listas de melhores álbuns de várias revistas como Metal Hammer Portugal, Time for Metal e HellHeaven.

Foram editados 3 discos via Raging Planet: Planet Mantra em 2015, Stellar Drone em 2017, Helix Nebula em 2020.

Sem comentários: