quinta-feira, 12 de setembro de 2024

SPACE FESTIVAL DE REGRESSO EM NOVEMBRO





















De 1 a 10 de novembro, o Space Festival volta com uma programação de concertos, workshops, residências, sessões de cinema e outras atividades. Em 2024, este festival, que tem apostado na divulgação da música experimental e improvisada fora dos centros urbanos, mantém a passagem por espaços emblemáticos em Montemor-o-Velho, Castelo de Paiva, Mondim de Basto, Paredes de Coura e Caminha, adicionando Arcos de Valdevez à itinerância do festival.

Apesar do foco em projetos nacionais, o programa já conta com algumas confirmações internacionais: OTTO, trio francês de percussão que se foca no uso do instrumento bulgaro Tapan, complementado com percussões metálicas (gongo e pratos), e Camille Emaille, uma das percussionista de OTTO que se apresentará também a solo. Nos nomes nacionais, estão confirmadas as atuações de Aether - Cruzamento, espetáculo transdisciplinar que parte do álbum homónimo de Bode Wilson, aclamado trio de Jazz composto pelos músicos João Pedro Brandão, Demian Cabaud e Marcos Cavaleiro, a quem se juntam as bailarinas Ana Rita Xavier e Wura Moraes; Dullmea, projeto onde Sofia Faria Fernandes explora uma miríade de possibilidades para voz e eletrónica e pela qual lançou recentemente o álbum Ñe’ẽsẽ (2024); e PHONOSPERMIA, uma produção da Sonoscopia assinada por Clara Saleiro, Angélica Salvi, Gustavo Costa, Henrique Fernandes e Tiago Ângelo. O Space Ensemble, projeto artístico residente com origem nas primeiras edições do festival, irá apresentar-se, como é habitual, com diversas formações musicais e em várias localidades, assumindo especialmente a programação de serviço educativo com o filmes-concerto Music For Short Films e o espetáculo participativo Cine-música, em parceria com estudantes da Academia Fernandes Fão de Vila Praia de Âncora.

Tal como em anos anteriores, o festival continua comprometido em promover o encontro entre artistas, espaços e públicos improváveis, estimulando a coesão territorial na apresentação e fruição de espetáculos no âmbito da música experimental e improvisada. Neste sentido, além da programação para público em geral, a organização volta a apostar em propostas para serviço educativo, instituições e famílias, fomentando a aproximação a este género de música através de ações de mediação.

Para além de alguns espaços já utilizados em edições anteriores como, entre outros, o Teatro Esther de Carvalho em Montemor-o-Velho, o Favo das Artes em Mondim de Bastos, a Centro Cultural de Paredes de Coura, o Auditório Municipal de Castelo de Paiva e o Teatro Valadares em Caminha, a edição de 2024 inclui uma nova sala de arquitetura e acústica singular: o Centro Interpretativo do Barroco em Arcos de Valdevez, um espaço recentemente requalificado onde se encontram alguns dos melhores exemplares da arte religiosa portuguesa dos séculos XVII e XVIII.

O Space Festival é organizado pela Associação Cultural Rock‘n’Cave em parceria com o Space Ensemble, contando com o apoio da Direção Geral das Artes e com a parceria do CITEMOR e dos Municípios de Montemor-o-Velho, Castelo de Paiva, Mondim de Basto, Paredes de Coura, Arcos de Valdevez e Caminha. Mais informações em: https://www.spacefestival.pt/

Sem comentários: