sexta-feira, 4 de outubro de 2024

OMIRI NO CENTO DE ARTES DE ÁGUEDA













Projeto Comunitário
sex 11 out, 21h30
Auditório | M/6 | 5€

OMIRI é um dos mais originais projetos de reinvenção da música de raíz portuguesa. Para reinventar a tradição, nada melhor que trazer para o próprio espetáculo os verdadeiros intervenientes da nossa cultura; músicos e paisagens sonoras de todo o país a tocar e a cantar como se fizessem parte de um mesmo universo. Não em carne e osso mas em som e imagem, com recolhas de vídeo manipuladas de modo a servir de base para a composição e improvisação musical de Vasco Ribeiro Casais. OMIRI é, acima de tudo, remix, a cultura do século XXI, ao misturar num só espetáculo práticas musicais já esquecidas, tornando-as permeáveis e acessíveis à cultura dos nossos dias, sincronizando formas e músicas da nossa tradição rural com a linguagem da cultura urbana.

Para além dos concertos habituais, em que a Portugalidade de Norte a Sul é um quadro vivo constante, Omiri pode “viver” o Concelho de Águeda para ouvir, aprender, recolher e mostrar num concerto inédito quem são as pessoas que o habitam. Pessoas que o fazem viver através da sua sabedoria ancestral e as novas gerações que o dinamizam todos os dias.

Os vídeos projetados são o resultado de muitas horas de recolhas e entrevistas realizadas pelo músico e equipa em cada local e depois de re-misturadas com novas composições, apresentando uma visão peculiar das artes e tradições de cada concelho. Desde a música e instrumentos tradicionais, canções e histórias de vida, aos ofícios e às personagens locais icónicas. É criado um espetáculo único, onde também se propõe a participação de alguns grupos profissionais e amadores (bandas filarmónicas, grupos etnográficos e artistas locais) assim como a comunidade local, de modo a criar um objeto artístico com uma ligação ainda mais especial com a cidade e com os seus habitantes.
FICHA ARTÍSTICA

Direcção artística
Vasco Ribeiro Casais

Nyckelharpa, braguesa, cavaquinho, bouzouki e gaitas de foles portuguesa
Vasco Ribeiro Casais

Sem comentários: