Estreia em Novembro de 2024, fruto parceria musical entre João Correia, guitarra clássica, e Ricardo Gama, guitarra portuguesa, a primeira edição do FIGS – Festival Internacional de Guitarra de Santarém.
No fim de semana de 15 e 16 de Novembro a cidade de Santarém vai dar palco a um conjunto de concertos que pretendem elevar o património musical de diferentes tipos de Guitarras.
O FIGS terá lugar no Círculo Cultural Scalabitano, mais propriamente no Teatro Taborda. Nesta primeira edição temos o privilégio de contar com a participação de um conjunto de diversos guitarristas, que permitirão uma oferta musical variada ao longo do festival.
Da Guitarra Elétrica à Guitarra Barroca, passando pela clássica e até ao som mágico do Teorba e da Guitarra Romântica, o FIGS traz uma oferta variada de estilos e géneros. Este é um festival imperdível para todos os amantes da música, independentemente da idade ou do tipo de guitarra preferido!
A Guitarra Portuguesa, enquanto instrumento tão marcante na cultura musical portuguesa vai estar presente num espetáculo para os mais pequenos, com um concerto na Livraria Aqui Há Gato. Sofia Vieira, Ricardo Gama e João Correia apresentam o seu espetáculo “Histórias com Música” no qual são contadas várias histórias, pela Sofia Vieira, para os mais pequenos, acompanhadas ao som da Guitarra Portuguesa de Ricardo Gama e pela Guitarra Clássica de João Correia. Vai ser uma oportunidade única para as crianças se apaixonarem pelo mundo da música e das guitarras, num ambiente cheio de diversão e criatividade!
15 de Novembro
John Fletcher - 21h00
Tiago Matias - 22h30
16 de Novembro (Aqui há Gato)
Histórias com Música com Sofia Vieira, Ricardo Gama e João Correia - 11h30
16 de Novembro
Tó Trips - 21h00
Os bilhetes podem ser também adquiridos no Círculo Cultural Scalabitano.
Para as “Histórias com Música” os bilhetes podem ser reservados no site www.aquihagato.org
"Era uma vez…”
Era com estas três palavras que, na infância, se abriam em frente aos nossos olhos todos os mundos que cabiam nos livros. Mergulhávamos nas páginas e vivíamos as mais diferentes realidades.
Dizem que, agora, as crianças já não querem saber de livros. Que o mundo está diferente e não há espaço para histórias de encantar. Neste projecto acreditamos que a verdade é outra. A verdade é que as páginas de um livro continuam a conter todos os universos excitantes que nos esperavam na infância. E que continua a haver crianças desejosas de os conhecer. Crianças que anseiam por se exprimir de forma criativa e artística. E é por isso que fundimos artes e criatividades para lhes apresentarmos o mundo dos livros.
Pela voz de Sofia Vieira, da livraria Aqui há Gato (escolhida como livraria preferida dos portugueses em 2020) as palavras dos livros dançam ao som da música de Ricardo Gama (guitarra portuguesa) e João Correia (guitarra clássica) numa iniciativa que os três gostariam de levar a todos os pontos do País e que pretende acordar sensibilidades adormecidas e desencadear o gosto pelos livros.
O papel da guitarra como instrumento musical mais popular e transversal em todo o mundo não é um fenómeno exclusivo do nosso tempo. Surge numa linha de continuidade iniciada com o Alaúde, que apesar da origem árabe era por larga margem o instrumento dominante da cena musical europeia nos séculos XV e XVI. Um pouco mais tarde, no período barroco, a guitarra - ou viola, em Portugal - reforçou ainda mais esta posição, por ser usada tanto na música popular como erudita. Foi veículo da transmissão oral e escrita de música tradicional, fazendo a ponte com a música dos grandes compositores.
Sem comentários:
Enviar um comentário