quarta-feira, 27 de novembro de 2024

INÊS APENAS ANUNCIA CONVIDADOS ESPECIAIS PARA CONCERTO EM LISBOA





















A artista apresenta o álbum de estreia, "ÉTER", a 11 de dezembro no Teatro Maria Matos, e vai partilhar o palco com Cláudia Pascoal, iolanda, IRMA, João Maia Ferreira, LEFT., MALVA e Milhanas

INÊS APENAS prepara-se para apresentar o álbum de estreia, "ÉTER", no Teatro Maria Matos, em Lisboa, no próximo dia 11 de dezembro. Neste primeiro espetáculo terá como convidados Cláudia Pascoal, iolanda, IRMA, João Maia Ferreia, LEFT., MALVA e Milhanas, que farão parte de uma noite que promete ser marcante para o percurso da cantora, compositora e pianista. Os bilhetes já se encontram à venda na Ticketline.

"Este vai ser o concerto mais importante da minha vida. É o meu primeiro grande espetáculo numa sala emblemática de Lisboa e ter a honra de poder partilhar este dia com artistas enormes deixa-me mesmo muito feliz. É histórico para mim apresentar o meu primeiro álbum no Teatro Maria Matos e mal posso esperar para partilhar todo o universo sonoro e visual que temos preparado nos últimos meses", conta INÊS APENAS.

Com o apoio da Antena 3, o concerto marca a estreia ao vivo do álbum "ÉTER", editado a 11 de outubro. O longa-duração apresenta uma coleção de canções da autoria de INÊS APENAS, sobre a fatalidade da vida e a realidade pura e crua da sociedade atual, sem embelezamentos, que oscilam entre a ilusão e fantasia. Numa sonoridade entre a pop eletrónica e o som orgânico do piano, o álbum foi coproduzido por INÊS APENAS com Constantino, NED FLANGER, miguele, LEFT., Luar, DØR e YANAGUI e inclui colaborações com IRMA, MALVA, Milhanas, LEFT. e a participação especial do escritor João Tordo. A edição física de "ÉTER", em formato vinil, fica hoje disponível em pré-venda.

“Este é um álbum sobre a dicotomia entre o real e o ilusório, entre verdadeiro-falso, bem-mal, morte-vida, numa procura sonora constante sobre a perceção da realidade”, revela INÊS APENAS. “O disco espelha as incongruências da vida e os obstáculos constantes que enfrentamos na nossa sociedade, numa dualidade de realidades, sejam elas verdade ou mentira, criadas na nossa mente, observadas ou sentidas com os nossos cinco sentidos. É um constante misto de sensações, muito ligadas ao mundo dos sonhos, iludindo o próprio ouvinte em muitas das faixas”, diz ainda a cantora.

Após um 2024 com concertos marcantes em salas por todo o país e em festivais como o FNAC LIVE e o NOS Alive, em Lisboa, o Festival N2, em Chaves, o Festival Rádio Faneca, em Ílhavo, e o Festival F, em Faro, INÊS APENAS apresenta o álbum de estreia num espetáculo único e irreverente que traça as linhas de um universo entre a ilusão e a fantasia. A tour do novo disco tem início no Teatro Maria Matos, em Lisboa, a 11 de dezembro, seguindo-se o Teatro Aveirense, em Aveiro, a 19 de dezembro, e o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, a 18 de janeiro. Os concertos de apresentação do álbum "ÉTER" têm o apoio da Antena 3.

Cantora, compositora e pianista, INÊS APENAS começou a sua formação musical no Orfeão de Leiria e licenciou-se em Piano Clássico na ESMAE, no Porto. Fez parte dos coros de Surma no Festival da Canção 2019 e foi aí que começou aí a sua descoberta como artista a solo.

Em 2021 lançou os primeiros singles como INÊS APENAS e em 2022 o EP de estreia “um dia destes”. Foi finalista do Festival da Canção 2023, com o tema 'Fim do Mundo' e editou o segundo EP de originais, "Leve(mente)", com canções de ritmos energéticos, dançáveis e intimistas. O lançamento inclui colaborações com LEFT., na faixa-título, com airplay na Rádio Comercial, com MALVA e SOLUNA, em 'Tensa' e 'La Nena' (nomeada na categoria de World Music nos International Portuguese Music Awards 2024), que a tornaram na única artista portuguesa com duas canções em simultâneo na playlist EQUAL Global do Spotify. e 'Shhinfrim', tema premiado com uma menção honrosa nos Novos Talentos FNAC 2023 e airplay na RFM.

Ainda em 2023, editou o curta-duração "acústico", com versões intimistas a voz e piano de temas dos seus dois primeiros EPs, entre elas uma colaboração com Cláudia Pascoal e o inédito 'LEIRIA NÃO EXISTE', que ganhou airplay diário na Rádio Comercial, RFM e Renascença, entrou no Top 50 da plataforma Shazam, em Portugal, e ocupou o 15º lugar no Top Canções Virais do Spotify Portugal. Como compositora, INÊS APENAS escreveu ainda temas para artistas de renome no panorama musical português como Aurea, IRMA e Blaya, entre outros.

O aguardado álbum de estreia, "ÉTER", foi lançado em outubro de 2024. Coproduzido por INÊS APENAS, o disco inclui colaborações com IRMA, LEFT. MALVA, Milhanas e a participação especial do escritor João Tordo.

Sem comentários: