Fotografia: Raquel Almeida
Cantor, compositor e performer natural do Fundão vai apresentar um dos seus temas originais, a incluir no álbum de estreia com lançamento previsto para o próximo ano;
Xico Gaiato é um dos autores do Festival da Canção 2025, revelou a RTP esta terça-feira, dia 5 de novembro. O tema do artista natural do Fundão, na Beira Interior, foi selecionado de entre 633 músicas enviadas através da livre submissão de canções.
"Quando soube que a minha canção tinha sido selecionada, penso que alucinei. Foi uma felicidade imensa perceber que era real o que estava a acontecer e que vou mesmo ao Festival da Canção", confessa o artista, que acrescenta que "pensei de imediato em todas as pessoas que amo e que me têm apoiado. Toda esta caminhada sobe, agora, de patamar e só quero que oiçam a minha canção e se lembrem de que ainda há terra neste mundo, há dança e há garra para nos sustentarmos".
Com o principal objetivo de expressar abertamente as suas emoções e observações através da arte e das atuações ao vivo, Xico Gaiato apresenta-se em concerto no próximo dia 30 de novembro, no espaço BOTA, em Lisboa. O espetáculo faz parte da celebração do ANIVERSÁRIO ATÓMICO e os bilhetes estão à venda na BOL. No próximo ano, o artista será destaque em salas nacionais e festivais, com as datas a serem anunciadas em breve.
No início de 2025 será revelado o tema com que Xico Gaiato concorre ao Festival da Canção. O concurso voltará a ter 20 canções em competição, 14 por convite da RTP e as restantes 6 apuradas na livre submissão aberta ao público. As semifinais do Festival da Canção decorrem a 22 de fevereiro e 1 de março e a final terá lugar a 8 de março. A canção vencedora representará Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que decorrerá em Basiléia, na Suíça, após a vitória de Nemo, com o tema 'Break The Code'.
Xico Gaiato cresceu num ambiente familiar marcado pela música de intervenção, MPB e jazz, aliados ao pop internacional que foi descobrindo por si. Iniciou a sua jornada musical na Academia de Música e Dança do Fundão, enquanto explorava novos géneros, como o rock, flamenco, eletrónica e música tradicional portuguesa. As suas letras e melodias refletem uma conexão entre a Beira e a cidade grande, após se ter radicado em Lisboa para estudar música, onde frequenta, atualmente, o último ano da licenciatura no curso de Canto Lírico na Escola Superior de Música.
O artista fez parte da criação do grupo coral ACALLELA; participou no The Voice Portugal em 2022, integrando a equipa de Carolina Deslandes; e, juntamente com a artista SaFlor, criou o projeto “Não há pedra que não bula”, que tem como objetivo a recriação e adaptação de música tradicional beirã num formato de performance musical.
Influenciado por artistas como Ana Lua Caiano, Criatura, Bandua, Retimbrar, pela busca que fazem pelas nossas raízes e a aprendizagem que surge dessa jornada profunda, Xico Gaiato está atualmente a trabalhar no álbum de estreia, a editar em 2025, apoiado pela Câmara Municipal do Fundão. Com a intenção de construir uma identidade coesa e distinta, a sonoridade das suas canções une elementos estruturais da pop e eletrónica contemporâneas à música tradicional portuguesa, com recurso a instrumentos provenientes da região da Beira Interior, tais como o Bombo de Lavacolhos, o Adufe e o Pífaro Pastoril. Uma das composições originais de Xico Gaiato a incluir naquele que será o seu primeiro disco será apresentada ao vivo no Festival da Canção 2025.
Sem comentários:
Enviar um comentário