sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

"2000 A.D.", O DISCO DE SAMUEL ÚRIA, JÁ CHEGOU AOS ESCAPARATES













Anunciado no final do Verão, o novo disco de Samuel Úria - "2000 A.D." - chegou hoje às lojas e plataformas digitais. Dia em cheio também, com a publicação de um novo teledisco que acompanha o novo single "Kuchisabichii" (LINK), e ainda com a abertura das bilheteiras para a sua estreia em nome próprios nos Coliseus de Lisboa e Porto!

Desde Setembro passado que Samuel Úria nos foi antecipando algumas das sonoridades do sucessor de "Canções do Pós-Guerra": inicialmente, o tema-título "2000 A.D." (LINK); depois, "Canção de Águas Mil" (LINK), publicado aquando das pré-apresentações ao vivo efectuadas no Teatro Sá da Bandeira e no Teatro São Luiz; e em Novembro, "Quem me acende a voz" (LINK).

A partir de hoje, todas as nove canções podem ser escutadas no serviços de streaming estando também disponíveis as edições físicas em CD e em LP, este último em vinil magenta translúcido.

Estimulado pela realidade actual e pela frustração sentida com os sinais de regressão civilizacional que a mesma teima em apresentar, Samuel Úria construiu em torno do imaginário do “ano 2000” e das esperanças românticas que a chegada do novo século gerou à época, uma abordagem poética e musical que se traduz em nove temas memoráveis, registos da invulgaridade criativa de Samuel.

Inteiramente escrito e composto por Samuel Úria tem na produção a colaboração de Miguel Ferreira, músico e produtor que conta já no seu currículo com participação nos dois álbuns anteriores “Carga de Ombro (2016) e “Canções do Pós-Guerra” (2020).

Diversificado, “2000 A.D.” tem na coesão das canções que o compõem um dos seus pontos fortes, sendo redutor destacar alguma, se em detrimento de uma outra. Ainda assim, inegável referir o tema-título que deu início à descoberta do novo álbum, a canção que anunciou as novas sonoridades; ou “Kuchisabishii”, o tributo de Samuel ao electro-rock e que contou com a participação de Margarida Campelo; também, “Quem me acende a voz”, um cruzamento sonoro entre o rock, a folk e o gospel ao serviço de uma letra de grande intensidade espiritual; e ainda a homenagem a Alexandre O’Neill e à liberdade com a balada “Um adeus português”, que se adivinha vir a figurar no cancioneiro nacional deste género musical.

"2000 A.D." é uma edição apoiada pelo Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores e um disco Antena 3.

Também hoje disponível no canal de Youtube de Samuel Úria, o videoclipe realizado por Joana Brandão para a canção "Kuchisabishii". Nas palavras da realizadora:

A minha proposta de vídeo cruza uma linha narrativa captada como nos anos 90, assombrada pela inteligência artificial. Quis mostrar o abismo dessa inteligência, a loucura do artificio. Não quis explorar o realismo que a lA já reproduz, mas sim assumir a pequena barreira visual que (ainda!) nos permite distinguir o real do manipulado. Interessou-me explorar e extrapolar o tipo de vídeos que a lA "propõe", com imagens que se transformam noutras, quase como se ainda não fosse suficientemente inteligente para compreender que tudo tem um fim. Como nos sonhos loucos em que tudo se transforma. Como nos momentos LSD dos clássicos da Disney.

É nesse abismo de ideias e imagens que quis trabalhar. Onde "já nem soam as campainhas do Pavlov" e, sem condicionalismo, apenas a imaginação ressoa. Onde o surreal das imagens criadas por lA representam o subconsciente e trazem todo o ritmo da música à cena, enquanto que a imagem do Samuel, em frente a uma mesa, vazia e solitária nos trará a ideia do vazio. Quem sabe se, no futuro, não haja um pouco de Kuchisabishii na nossa relação com a IA. Não por termos fome (de conhecimento), mas por nos sentirmos sozinhos.

A experiência vivenciada é efectivamente única e exponencia o carácter fantástico da letra que Samuel criou a partir deste termo japonês.
Divulgadas também hoje, as datas de estreia de Samuel Úria em nome próprio nos Coliseus de Lisboa e Porto. Agendados para Outubro de 2025, anteveêm-se como espectáculos celebratórios do percurso artístico do músico oriundo de Tondela. Aliás, ao longo dos meses que nos separam destes concertos, anunciará os nomes dos diversos convidados com que contará e que contribuiram para a sua afirmação no panorama musical.

Os bilhetes estão já à venda na Ticketline e na BOL e contam uma promoção válida até 1 de Janeiro de 2025 de 10% sobre o preço facial e que oscila entre 20€ e 35€

Sem comentários: