segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

INÊS APENAS ATUA ESTA QUARTA-FEIRA NO TEATRO MARIA MATOS COM CONVIDADOS ESPECIAIS





















A artista apresenta o álbum de estreia, "ÉTER", esta quarta-feira, 11 de dezembro, no Teatro Maria Matos, e vai partilhar o palco com Cláudia Pascoal, iolanda, IRMA, João Maia Ferreira, LEFT., MALVA e Milhanas.

INÊS APENAS prepara-se para apresentar o álbum de estreia, "ÉTER", no Teatro Maria Matos, em Lisboa, esta quarta-feira, dia 11 de dezembro. Neste primeiro espetáculo terá como convidados Cláudia Pascoal, iolanda, IRMA, João Maia Ferreia, LEFT., MALVA e Milhanas, que farão parte de uma noite que promete ser marcante para o percurso da cantora, compositora e pianista. Os bilhetes já se encontram à venda na Ticketline.

"Este vai ser o concerto mais importante da minha vida. É o meu primeiro grande espetáculo numa sala emblemática de Lisboa e ter a honra de poder partilhar este dia com artistas enormes deixa-me mesmo muito feliz. É histórico para mim apresentar o meu primeiro álbum no Teatro Maria Matos e mal posso esperar para partilhar todo o universo sonoro e visual que temos preparado nos últimos meses", conta INÊS APENAS.

Com o apoio da Antena 3, o concerto marca a estreia ao vivo do álbum "ÉTER", editado a 11 de outubro. O longa-duração apresenta uma coleção de canções da autoria de INÊS APENAS, sobre a fatalidade da vida e a realidade pura e crua da sociedade atual, sem embelezamentos, que oscilam entre a ilusão e fantasia. Numa sonoridade entre a pop eletrónica e o som orgânico do piano, o álbum foi coproduzido por INÊS APENAS com Constantino, NED FLANGER, miguele, LEFT., Luar, DØR e YANAGUI e inclui colaborações com IRMA, MALVA, Milhanas, LEFT. e a participação especial do escritor João Tordo. A edição física de "ÉTER", em formato vinil, está disponível em pré-venda.

Este é um álbum sobre a dicotomia entre o real e o ilusório, entre verdadeiro-falso, bem-mal, morte-vida, numa procura sonora constante sobre a perceção da realidade”, revela INÊS APENAS. “O disco espelha as incongruências da vida e os obstáculos constantes que enfrentamos na nossa sociedade, numa dualidade de realidades, sejam elas verdade ou mentira, criadas na nossa mente, observadas ou sentidas com os nossos cinco sentidos. É um constante misto de sensações, muito ligadas ao mundo dos sonhos, iludindo o próprio ouvinte em muitas das faixas”, diz ainda a cantora.

Após um 2024 com concertos marcantes em salas por todo o país e em festivais como o FNAC LIVE e o NOS Alive, em Lisboa, o Festival N2, em Chaves, o Festival Rádio Faneca, em Ílhavo, e o Festival F, em Faro, INÊS APENAS apresenta o álbum de estreia num espetáculo único e irreverente que traça as linhas de um universo entre a ilusão e a fantasia. A tour do novo disco tem início no Teatro Maria Matos, em Lisboa, a 11 de dezembro, seguindo-se o Teatro Aveirense, em Aveiro, a 19 de dezembro, e o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, a 18 de janeiro. Os concertos de apresentação do álbum "ÉTER" têm o apoio da Antena 3.

Cantora, compositora e pianista, INÊS APENAS começou a sua formação musical no Orfeão de Leiria e licenciou-se em Piano Clássico na ESMAE, no Porto. Fez parte dos coros de Surma no Festival da Canção 2019 e foi aí que começou aí a sua descoberta como artista a solo.

Em 2021 lançou os primeiros singles como INÊS APENAS e em 2022 o EP de estreia “um dia destes”. Foi finalista do Festival da Canção 2023, com o tema 'Fim do Mundo' e editou o segundo EP de originais, "Leve(mente)", com canções de ritmos energéticos, dançáveis e intimistas. O lançamento inclui colaborações com LEFT., na faixa-título, com airplay na Rádio Comercial, com MALVA e SOLUNA, em 'Tensa' e 'La Nena' (nomeada na categoria de World Music nos International Portuguese Music Awards 2024), que a tornaram na única artista portuguesa com duas canções em simultâneo na playlist EQUAL Global do Spotify. e 'Shhinfrim', tema premiado com uma menção honrosa nos Novos Talentos FNAC 2023 e airplay na RFM.

Ainda em 2023, editou o curta-duração "acústico", com versões intimistas a voz e piano de temas dos seus dois primeiros EPs, entre elas uma colaboração com Cláudia Pascoal e o inédito 'LEIRIA NÃO EXISTE', que ganhou airplay diário na Rádio Comercial, RFM e Renascença, entrou no Top 50 da plataforma Shazam, em Portugal, e ocupou o 15º lugar no Top Canções Virais do Spotify Portugal. Como compositora, INÊS APENAS escreveu ainda temas para artistas de renome no panorama musical português como Aurea, IRMA e Blaya, entre outros.

O aguardado álbum de estreia, "ÉTER", foi lançado em outubro de 2024. Coproduzido por INÊS APENAS, o disco inclui colaborações com IRMA, LEFT. MALVA, Milhanas e a participação especial do escritor João Tordo.

Sem comentários: