sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

SAI HOJE DISCO AO VIVO DE ΔIII / XIII

 













Há tempestades que nos empurram para um abismo denso que se vai aprofundando numa espiral de loucura e perdição. Essas tempestades, provocadas, na sua maioria das vezes, pelo ser humano têm uma força tal que nos pode levar a um estado de transe profundo onde um estado traumático ou de revolta pode gerar um acto catártico de libertação. Abysminal é tudo isso! É uma revolta, um grito, um cair, um levantar, um pairar, um transe profundo, um levitar, um despertar e, acima de tudo, um estado denso e caótico onde submergimos.

Envolto numa sonoridade drone com elementos ambientais e sónicos, com camadas densas, uma atmosfera negra e, por vezes, tensa, este disco é uma gravação ao vivo no Out.fest 2023 no Barreiro e traduz a abordagem muito própria e singular da banda, visto que é tudo improvisado. Abysminal é um registo fiel do que a banda é ao vivo, sem truques nem efeitos. Apenas as letras, que abordam uma realidade distópica, são preparadas previamente: a cada concerto fecham uma temática e depois com muito ensaio preparam a nova fase. Este disco é o resultado de uma fase, um ciclo que se fechou e uma catarse que se teve.

Em Junho de 2023 lançaram o primeiro disco ΔPOK​Δ​L​Ó​PSIΔ e em Janeiro deste ano o segundo, LIMBOS. Preparam-se agora para lançar Abysminal, um disco gravado ao vivo no Out.fest’23, no Barreiro. Com selo da Raging Planet, o disco sai hoje em formato CD e nas plataformas digitais e terá apresentação amanhã, no dia 14 no Gasoline, no Barreiro.

ΔIII / XIII (lê-se “Treze”) é um projecto oriundo do Barreiro formado no final do ano de 2021 por Cláudio Pereira na voz, João Pires na bateria, Paulo Vilela na Guitarra / Teclado e Pedro Roque na electrónica.

Trazem uma mistura única de noise rock improvisado, com elementos ambientais e drone, elevando a brutalidade sónica a níveis ainda mais extremos de volume e psicadelismo. Resultado de uma combinação de personalidades tão heterogénea e de uma intensidade sem par, têm uma abordagem apocalíptica e tensa, criando uma atmosfera sombria e misteriosa que nos leva a uma viagem infernal. ΔIII / XIII cria um som único que evoca do silêncio, um percurso crescente, até ao ruído abstrato, onde a repetição leva ao mantra.

Sem comentários: