terça-feira, 21 de janeiro de 2025

A HONESTIDADE É A NOVA TEDÊNCIA DA MÚSICA

 








A indústria musical portuguesa acaba de ganhar uma nova voz com o lançamento da to be honest., uma marca inovadora de music publishing e gestão de direitos musicais que promete transformar a relação entre os criadores e o ecossistema cultural português.

Criada por Tomás Furtado Martins, um defensor de longa data dos direitos musicais, a tbh. nasce com um propósito claro: trazer honestidade, transparência e simplicidade a um setor frequentemente marcado pela complexidade e pela opacidade.

A to be honest. chega ao mercado acompanhada de um alinhamento de artistas de peso, que representam a nova sonoridade portuguesa, incluindo Slow J, Richie Campbell, T-Rex, ProfJam, Papillon, Valete, João Maia Ferreira, Mike11, Xtinto, e muitos outros. Mas esta não é apenas uma plataforma para artistas. A tbh. compromete-se a construir novas pontes com todos os agentes da indústria musical: entidades de gestão colectiva, produtoras audiovisuais, marcas, supervisores musicais, agências criativas e outros parceiros.

“O que percebi ao longo da minha carreira é que os artistas se sentem, muitas vezes, perdidos numa teia de termos legais e processos burocráticos. Isto pode ser desmotivador e, pior, muito prejudicial para o seu processo criativo e para as suas carreiras, a curto e a longo prazo. A to be honest. veio para mudar isso. Queremos simplificar. Queremos clarificar. Queremos criar confiança”, afirma o fundador da marca.

Um posicionamento inovador

Ao contrário das tradicionais empresas de publishing e gestão de direitos, a to be honest. coloca a clareza e a acessibilidade no centro de sua atuação. A marca pretende descomplicar a gestão da propriedade intelectual e garantir que os criadores têm os seus direitos protegidos enquanto se podem focar no essencial: fazer música.

“Acreditamos que a confiança é construída com transparência. Sobretudo na era em que vivemos, não há espaço nem tempo para letras pequenas ou processos labirínticos. Estamos aqui para motivar mudanças na gestão dos direitos ligados à música e para aproximar os criadores das entidades que os representam e dos negócios que utilizam a sua música”, sublinha Tomás Martins.

Muito além da gestão de direitos

A to be honest. quer ir além da simples gestão de direitos.

“Este não é apenas um serviço para artistas e produtores. É para toda a indústria. Queremos criar um ecossistema onde todos os agentes culturais, desde uma marca que desenvolve uma campanha a uma produtora de uma série que procura músicas para a sua banda sonora, sintam que ao nosso lado todo o processo se torna mais fácil e mais transparente, sem perder qualidade ou rigor”.

“O nosso nome é a nossa promessa: honestidade. Está na hora de fazermos diferente”, conclui Tomás.

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