Duarte apresenta neste ano de 2025 um novo concerto, no âmbito do seu mais recente trabalho “Venham Mais Vinte 2004-2024”.
Acompanhado pelos seus músicos habituais, Pedro Amendoeira (guitarra portuguesa, João Filipe (viola de fado) e Carlos Menezes (contrabaixo), no concerto de 1 de Fevereiro no Teatro Garcia de Resende, Duarte convida para subirem ao palco o Grupo de Cantares de Évora, Mara, Miguel Monteiro, Pedro Calado e Rita Dias.
Vão fazer parte do alinhamento alguns dos temas mais marcantes dos seus discos anteriores:
Fados Meus (2004); Aquelas Coisas Da Gente (2009); Sem Dor Nem Piedade (2015); Só A Cantar (2018); No Lugar Dela (2021); e do novo disco Venham Mais Vinte 2004-2024 (2024).
Este será um concerto muito especial, que marca o trajecto musical de Duarte em celebração na sua terra natal.
Dia 11 de Março o novo concerto chega ao Coliseu Club em Lisboa - mais informações brevemente.
Acerca de Duarte e “Venham Mais Vinte 2004-2024”
Ao longo destes anos, habituámo-nos a admirar a voz de Duarte não só pela sua singularidade tímbrica ou pela enorme expressividade (falada e teatral, nalguns momentos, com uma noção muito exacta daquilo que os versos pedem), mas também pela firmeza consciente e inegociável em cantar poemas que ferem e que alfinetam, que não se acomodam a abstracções amorosas ou a versos que pouco mais fazem do que rimar para enfeitar canções que nada dizem.
Quando canta, Duarte é sensível e doce, cáustico e sarcástico, reflexivo e filosófico, consoante aquilo que a música lhe pede em cada instante.
Gonçalo Frota
Novembro de 2024
Post fado? Neo Fado? Alt fado? Se estes conceitos não existem, certamente passarão a existir com Duarte.
Duarte não se limita a celebrar 20 anos de carreira; reinventa-se, arriscando-se em territórios desconhecidos com coragem e autenticidade. É um álbum que desafia convenções, emociona e, acima de tudo, redefine o que significa ser fadista no século XXI.
Via Nocturna
Dezembro de 2024
Sem comentários:
Enviar um comentário