segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

O SALGADO FAZ ANOS E COMEMORA NO MAUS HÁBITOS





















A festa de anos mais roqueira do país sobe de escalão a 25 de Janeiro para aquela que será a 12ª edição de uma brincadeira que acabou em festival e de um festival que se tornou numa celebração imaterial da música onde, a única dúvida, é se “alguma vez o Salgado perguntou à imortalidade quantas bandas a imortalidade tem?”

Seja pelo rock cénico de uns Trasgo, pela atmosfera esculpida de Calcutá, pelo riff autoritário de uns Idle Hand para os aficionados do peso, ou seja pela nostalgia de (re)ver os X-Wife a tocar o disco de estreia (quase) duas décadas após o lançamento. Nunca nos faltam razões (nem degraus) que nos levem a cada O Salgado Faz Anos… FEST!

Perdemos a conta ao número de bandas que por cá vimos pela primeira vez; ao número de empurrões dos quais fomos cúmplices nos corredores congestionados do Maus Hábitos; ao número de memórias e amnésias que fomos colecionando nestes anos e para as quais dj sets como os de Máquina e The Ema Thomas só contribuem para a tradição.

Enfim… quando um festival que começou enquanto mera brincadeira chega a este nível com proporcional reconhecimento não vale a pena perdemo-nos em muitas contas nem matemáticas (deixemos isso para a electrónica digital dos @c, duo de Miguel Carvalhais e Pedro Tudela).

Nem nos enigmas dos concertos-surpresa (há um todos os anos, mas no presente teremos dois) camuflados nas actuações de “Ideia de Merda” (daquelas que, na verdade, são das melhores) e de “Um gajo óptimo a bater palminhas” (que actua todos os anos e, para muitos, não é surpresa nenhuma).

Mergulhemos antes nesta fantasia que é comemorar o aniversário numa noite com 17 (!) concertos, 4 dj set’s, 1 exposição e 12 degraus em forma de edições que separam o curador do R/C onde habitamos nós: os comuns mortais, melómanos ou fãs acérrimos da folia que, peregrinamente, subimos os degraus do Maus Hábitos para darmos de caras com a nossa mortalidade sem que isso seja uma coisa má.
De todo, aliás.

E muito menos quando este ano temos o concerto de O Mau Olhado a dar música aos impacientes da fila lá em baixo.

Só queríamos mesmo insistir na narrativa onde o Salgado pergunta à Imortalidade quantas bandas a Imortalidade tem e ela simplesmente lhe dá livre arbítrio para programar a bel prazer.

Afinal de contas, à Imortalidade pouco importam os aniversários… só quer mesmo ser convidada para a festa e temos a certeza de que, para esta, há muito que já é presença assídua.

SALGADO FAZ ANOS ... FEST! 2025

bilhetes

Palco O Salgado
CONCERTOS
Mazela
Evaya
X-Wife playing “Feeding The Machine”
IDEIA DE MERDA

DJ SET’s
Maquina.

Palco Super Bock
CONCERTOS
Trasgo
Gatafunho
OFFTIDES
Idle Hand
MONCHMONCH

DJ SET’s
Paulo Couto
Luís Oliveira (Antena 3)
The Ema Thomas

Rua Passos Manuel
O Mau Olhado

Mupi Gallery
Mr Gallini

Palco Vivarium Stockhausen
Juanma Lodo
Calcutá
@c
Ilusão Gótica
Um gajo óptimo a bater palminhas
Girls 96

Sem comentários: