Destinado a jovens dos 14 aos 21 anos, o Omnilab promove uma residência intensiva de 7 dias, concebida para reunir jovens músicos que nunca trabalharam juntos e desafiá-los a desenvolver estratégias para coabitar, colaborar e aprender a compor em formato banda.
No mesmo espaço e com os mesmos objetivos, pretende-se que os jovens músicos tenham uma experiência imersiva na partilha de conhecimentos e na exploração de novas metodologias e experiências sonoras, a par da mentoria de profissionais da área.
Já estão abertas as inscrições para uma nova semana de criação, que decorrerá de 6 a 12 de abril, onde os jovens participantes irão partilhar casa, mesa e espaços de trabalho. Durante este período, terão o acompanhamento de dois profissionais da área da composição e produção – Filipe Rocha (The Legendary Tigerman, Sean Riley & The Slowriders, The Allstar Project, Cabrita) e Nuno Jerónimo (Jerónimo, Few Fingers, Nuno Rancho, e técnico de som em vários projetos). Juntos, embarcarão num processo criativo intenso, criando um tema original e reinterpretando uma música escolhida em conjunto.
E se de dia se trabalha na sala e no estúdio, à hora de jantar os jovens têm a oportunidade de receber convidados surpresa que são referências conhecidas na área musical. Nomes como Noiserv, Fernando Ribeiro, Susie Filipe, Nuno Calado (Antena 3), Unsafe Space Garden, Surma ou The Legendary Tigerman já se sentaram à mesa em edições anteriores, partilhando histórias, dicas e conhecimentos. Cada conversa trouxe novas perspetivas e inspiração, tornando a experiência ainda mais enriquecedora para todos.
Ao longo da semana, os participantes poderão desfrutar da agenda cultural local. Em edições anteriores, tiveram a oportunidade de visitar festivais como o Clap Your Hands ou o Ti Milha.
Até agora, 25 jovens passaram por esta experiência e, em poucos meses, alguns já estavam a atuar em festivais como A Porta, Ti Milha ou Clap Your Hands. Desta jornada nasceram quatro EPs em formato digital, dois videoclipes – realizados com o acompanhamento da Casota Collective –, um vídeo documental e até um vinil, onde os protagonistas foram sempre os jovens participantes.
O Omnilab destaca-se pelo seu caráter experimental e inovador, funcionando como uma incubadora criativa. Ao longo desta semana, os participantes vivem uma experiência de capacitação artística e pessoal, potenciando as suas habilidades musicais e colaborativas.
Para se candidatarem, os interessados devem preencher o formulário a baixo, onde deixam um excerto de uma gravação em vídeo ou áudio (máximo de 2 minutos) a tocar um instrumento (incluindo voz) – podendo ser uma música original ou uma versão.
As inscrições terminam às 23h59m do dia 16 de março.
Mais informações e inscrição

Sem comentários:
Enviar um comentário