terça-feira, 25 de março de 2025

CRISTINA BRANCO INICIA DIGRESSÃO POR PAÍSES BAIXOS E BÉLGICA A 4 DE ABRIL





















Cristina Branco dá continuidade à digressão europeia iniciada em Istambul em fevereiro, desta feita com uma série de espetáculos nos Países Baixos e na Bélgica. São doze concertos em quinze dias, interpretando as canções de "Mãe" – o seu mais recente trabalho discográfico –, sempre acompanhada em palco pelos músicos Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Luís Figueiredo (piano).

«Há um pequeno mundo meu que nasce nos, e dos, Países Baixos, na verdade uma grande porção do meu pequeno mundo. Foi lá que me fiz mulher/cantora e é a esse país que volto sistematicamente desde há mais de 20 anos, num percurso só interrompido nos obscuros anos de pandemia. E há uma determinação artística e profissional que, sei-o hoje, é de lá que vem, de tudo o que ali nasceu para mim. Por isso estou feliz, ou melhor, estou imensamente feliz e ansiosa por voltar [...]»

Cristina Branco

Cristina Branco inicia o seu percurso artístico na Holanda com "Cristina Branco in Holland" (1997), álbum que se transformaria num verdadeiro sucesso naquele país. Os seus trabalhos seguintes, "Murmúrios" (1998) e "Post-Scriptum", (2000) reforçam este bom momento e é galardoada com dois Prix Choc pela revista Le Monde de La Musique. Seguem-se "Abril" (2007), álbum com versões de canções de José Afonso, "Kronos" (2009) e "Fado Tango" (2011), icónico décimo álbum de estúdio que apresenta colaborações com autores portugueses de renome e que prenuncia o renascimento artístico de Cristina estampado em "Menina" (2016). Considerado o Melhor Disco do Ano pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), este é o primeiro capítulo de uma trilogia que inclui "Branco" (2018) e "Eva" (2020).

Em 2022 – ao celebrar o seu 25.º aniversário de carreira – Cristina Branco lança o álbum "Amoras numa Tarde de Outono", em colaboração com o pianista João Paulo Esteves da Silva. Já no mais recente ‘"Mãe" (2023), presta uma sentida homenagem ao Fado. O disco tem sido recebido calorosamente com plateias esgotadas, num notável percurso nacional e internacional. Neste projeto, a cantora é acompanhada por Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Luís Figueiredo (piano) e Bernardo Moreira (contrabaixo).

04 ABR HEERLEN (NL) Theater Heerlen
05 ABR BRUGE (BE) Cultuurcentrum
06 ABR NOORDWIJK (NL) Oude Jeroenskerk
09 ABR HOOFDDORP (NL) C.
10 ABR AMSTERDAM (NL) Theatre de Meervaart
11 ABR DA GRONINGEN (NL) De Oosterpoort
13 ABR 'S-HERTOGENBOSCH (NL) Theatre ann de Parade
15 ABR UTRECHT (NL) TivoliVredenburg
16 ABR BORGERHOUT (BE) De Roma
17 ABR GHENT (BE) Ha Concerts
18 ABRI MIDDLEBURG (NL) Oostkerk
19 ABR MIDDELBURG (NL) Oostkerk
25 ABR TAVIRA (PT) Mercado da Ribeira
26 ABR VIANA DO CASTELO (PT) Centro Cultural
05 MAI PRAGA (CZ) c/ João Paulo Esteves da Silva 'Amoras'
09 MAI PAMIERS (FR) Salle Du Jeu De Mail
27 MAI MÜNCHEN (DE) Prinzregententheater
13 JUN HOMBURG (DE) Kurtheater Bad Homburg v. d. Hohe
15 JUN WEILBURG (DE) Weilburger Schlosskonzerte
17 DEZ PORTO (PT) Casa da Música

Sem comentários: