quinta-feira, 27 de março de 2025

HÉLDER MOUTINHO NO CCB













23 abril | 20h
CCB | Há Fado no Cais

No dia 23 de abril, o fadista Hélder Moutinho sobe ao palco do Centro Cultural de Belém para um espetáculo único, onde dará voz às palavras do prestigiado letrista João Monge. Este trabalho, profundamente inspirado na liberdade e na poesia, presta homenagem a um dos mais marcantes autores da música portuguesa e será uma celebração da palavra e da liberdade, refletindo o espírito da Revolução dos Cravos.

A acompanhar voz inconfundível de Hélder Moutinho, vão estar Ricardo Parreira, guitarra portuguesa, João Filipe, viola, Ciro Bertini, viola baixo, Carlos Garcia, piano e Iuri de Oliveira nas percussões.

Não perca esta oportunidade de celebrar a liberdade através da música e da poesia de João Monge na voz inconfundível de Hélder Moutinho.

BILHETES À VENDA AQUI!

"OS DIAS DA LIBERDADE" – O ÁLBUM
Online deste 28 de fevereiro de 2025
Edição do CD a 30 de abril de 2025

Este novo disco volta a contar com todas as letras escritas exclusivamente por João Monge, um dos mais relevantes poetas da música portuguesa dos últimos 40 anos. Premiado nacionalmente, Monge tem o seu talento refletido em muitas das grandes canções do panorama musical português.

O álbum representa mais um encontro entre o poeta e o intérprete, consolidando uma relação de respeito e cumplicidade construída ao longo de múltiplas colaborações. Como o próprio João Monge afirma, Hélder Moutinho tem uma habilidade única para "ler" a sua escrita, interpretando a sua poesia com “todas as cores”.

Após integrar o projeto Quinteto Lisboa, Hélder Moutinho continuou a colaborar com João Monge em várias obras marcantes. No álbum 1987, interpretou quatro temas. Mais tarde, em O Manual do Coração, gravou pela primeira vez um disco totalmente dedicado às letras de Monge. Além disso, no espetáculo A Voz e a Alma, ao lado de Maria João Luís, interpretou todas as canções de uma peça teatral escrita pelo poeta.

A Profundidade Poética de João Monge
Na sua escrita, Monge aborda uma ampla gama de temas, onde o amor e a intervenção social coexistem de forma natural e construtiva. Esse olhar crítico e sensível alinha-se com a visão artística que Hélder Moutinho tem defendido ao longo da sua carreira.

“Os Dias da Liberdade” propõe uma reflexão sobre a vida, os seus valores e emoções, transportando-nos numa viagem imaginária onde se saboreiam a liberdade e a paz, questionando o nosso propósito no mundo.

Se, em O Manual do Coração, os poemas foram exclusivamente musicados por compositores contemporâneos do poeta e do intérprete, neste novo álbum essa abordagem expande-se. Para além dos compositores contemporâneos, foram incluídos também autores de fados tradicionais, resultando numa fusão autêntica entre a nova poesia de Monge e as melodias clássicas do fado.

Sem comentários: