O triciclo está de volta a Barcelos para mais um trimestre de música nova entre abril e junho. O açoriano Romeu Bairos, os norte-americanos The Point. e os neerlandeses Collignon são alguns dos destaques do ciclo de concertos promovido pelo Município de Barcelos.
A abrir o mês de abril, no dia 03, o açoriano Romeu Bairos apresenta o seu novo álbum “Romê das Fürnas” (2025), onde transporta para a contemporaneidade os cantares tradicionais açorianos. O concerto realiza-se no Theatro Gil Vicente.
Já no dia 17, a proposta passa pelo jazz experimental com a dupla Garoa, que, no concerto da Casa da Cultura, contarão com a participação do percussionista brasileiro M. Takara.
Em maio, o triciclo faz uma incursão pela primeira grande romaria do Minho, a Festa das Cruzes. No dia 04, decorre a apresentação de TURBACORSO, um momento inspirado nas arruadas que animavam e animam as ruas de Barcelos em dia de festa. O projeto reinterpreta essa tradição, fundindo-a com instrumentações mais modernas e inovadoras. Terá coordenação do músico Pedro Oliveira e estará aberta aos músicos locais que se podem candidatar através de uma ‘open call’ disponibilizada em breve nas redes sociais do triciclo.
Em 23 de maio, o ciclo de concertos apresenta uma surpresa internacional. A banda neerlandesa Collignon vem apresentar o seu álbum de estreia “Bicicleta” (2025). Depois desta explosiva e enérgica experiência na blackbox do Theatro Gil Vicente, a programação prossegue com os norte-americanos The Point. Oriundos do Texas e inspirados no psicadelismo, jazz fusion e guitarras tuaregue, prometem ser outra boa surpresa para o público nacional. O concerto realiza-se no Paço dos Condes de Barcelos em 09 de junho.
Ainda em junho, no dia 18, Catarina Carvalho Gomes sobe ao palco do Theatro Gil Vicente. A cantora de Braga apresenta o seu disco de estreia “Novas canções da terra” (2023), onde a também atriz explora o cancioneiro tradicional e a sua relação íntima com a língua portuguesa.
Para fechar o trimestre e o ciclo 2024/25, em 22 de junho, o triciclo leva João Pais Filipe ao Jardim Velho, num concerto com entrada livre. O percussionista que integra projetos como HHY & The Macumbas ou CZN prepara-se para editar o seu novo disco “Teocalli”, editado com o selo da Lovers&Lollypops.
Mais informações em www.triciclobcl.pt.
Sem comentários:
Enviar um comentário