segunda-feira, 7 de abril de 2025

CAMPUS JAZZ 2025





















A quinta edição do Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro (UA) decorre entre 30 de abril e 5 de junho e traz consigo uma programação multicultural, eclética e marcada pela valorização da região. Depois de anunciar nomes incontornáveis da cena jazz internacional como Jeff Ballard, Ben Wendel e Rabih Abou-Khalil, e iniciativas como o Estágio de Big Band dirigido por Kristian Persson (Nine Sparks Riots), a organização dá agora destaque ao 5.º Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro (CIJ_UA), com candidaturas abertas até 7 de maio.

Concurso Internacional de Jazz (CIJ_UA) promove novos ensembles e ligações internacionais:

Integrado na programação do Campus Jazz, o CIJ_UA assume-se como uma iniciativa que visa promover a criação artística no seio de ensembles emergentes do panorama jazzístico em Portugal, ao mesmo tempo que fomenta o diálogo com festivais congéneres a nível internacional.

Destinado a formações entre três a sete elementos sem registos discográficos editados, o concurso distingue-se pela aposta em projetos inéditos, compostos por músicos portugueses ou estrangeiros. O CIJ_UA atribui três prémios: Melhor Ensemble (1500 euros e o agendamento de quatro concertos, incluindo um na edição seguinte do Campus Jazz), Melhor Composição Original (500 euros) e Melhor Arranjo Original (500 euros).

O concurso desenrola-se em duas fases: uma Prova de Pré-seleção, mediante a submissão de uma gravação áudio com duração máxima de 15 minutos (integrando uma composição e um arranjo originais), e uma Apresentação Final pública, entre 30 a 35 minutos, no Cine-Teatro de Estarreja. O júri integra músicos de reconhecido mérito e docentes de instituições de ensino superior onde o jazz tem expressão curricular.

A Universidade de Aveiro reforça ainda a colaboração com festivais parceiros como o Guimarães Jazz (A Oficina), o “Que Jazz é Este?” (Gira Sol Azul), e o Estarrejazz (Município de Estarreja). Estes festivais integram nas suas programações os ensembles distinguidos com o Prémio Melhor Ensemble.

Nas últimas edições, foram premiados o Miguel Valente Quarteto (2012), Themandus (2022), Pedro Molina Quartet (2023) e João Rocha Quartet (2024). Este último, vencedor da edição mais recente, marcará presença no arranque do Campus Jazz 2025, com um concerto na Casa do Estudante da UA, no Dia Internacional do Jazz, 30 de abril.

Uma edição com reforço na formação, diversidade e ligação ao território:

Com masterclasses, workshops, tiny lab talks, concertos, jam sessions e uma exposição no Centro de Estudos de Jazz da UA, o Campus Jazz 2025 promove o cruzamento entre tradição e inovação, ligando músicos, estudantes e público.

Entre os destaques da edição deste ano encontram-se:

Jeff Ballard com o Combo de Jazz da UA, em Albergaria-a-Velha (2 de maio), após masterclass na UA (1 de maio)
Raquel Martins em masterclass e concerto em trio (9 de maio)
Rabih Abou-Khalil em masterclass (15 de maio) e com a Orquestra Filarmonia das Beiras (16 de maio)
Ben Wendel com a Orquestra de Jazz da UA, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré (29 de maio), após workshop e sessões formativas

As candidaturas ao CIJ_UA estão abertas até 7 de maio. Mais informações sobre o 5.º Concurso Internacional de Jazz e o programa completo do Campus Jazz 2025 podem ser consultadas em www.ua.pt/pt/campusjazz

Sem comentários: