domingo, 13 de abril de 2025

MARÉ SELECIONADO PELA IMPALA













O colectivo MARÉ foi seleccionado como um dos projectos em destaque na iniciativa “100 Artists to Watch”, que abrange 30 países europeus. Mais informação em https://impalamusic.org/impala-100-artists-to-watch-2025.

Com curadoria da rede europeia IMPALA - Independent Music Companies Association, o prémio "100 Artists to Watch" de 2025 destaca talentos excepcionais da cena musical independente. Em colaboração com o YouTube, a IMPALA convidou os seus membros a nomear artistas que representassem este espírito através da sua inovação, sucesso comercial e diversidade, sendo a AMAEI - Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes a responsável pela selecção dos quatro grupos portugueses: MARÉ, Katerina L’dokova, Retimbrar e Tagus.

A selecção deste ano celebra as culturas, sons e histórias que moldam a cena musical indie contemporânea, com 100 artistas de 30 países. Desde a reinvenção de géneros folk tradicionais até à exploração de novas fronteiras musicais, a lista inclui uma ampla gama de estilos, abrangendo jazz, hip-hop, electrónica, rock, punk, pop e muito mais. Celebra-se, assim, o talento pioneiro e as fronteiras musicais inovadoras que definem a indústria musical e discográfica.

MARÉ apresenta-se como um espectáculo de homenagem à vida e ao trabalho árduos dos pescadores e das comunidades piscatórias de todo o país, através da música, da videografia e da palavra dita.

A partir de músicas tradicionais e de autor alusivas ao Mar, ao Pescador e ao quotidiano das comunidades piscatórias, embarcamos numa viagem por diversas localidades marítimas portuguesas, através da interpretação artística de:
Abílio Caseiro - cavaquinho, bandolim, guitarra portuguesa (Nazaré);
Celina da Piedade - voz, acordeão (Setúbal);
Quiné Teles - percussão, voz (Ílhavo);
Sara Louraço Vidal - voz, harpa celta, adufe (Nazaré);
Zé Francisco - guitarra, voz (Tavira).

A par da música, Sónia Pereira (Olhão) é a responsável por recriar o imaginário da nossa literatura e poesia, simultaneamente com João Espada (Quarteira) a ilustrar visualmente o espectáculo, através da projecção de vídeos em tempo real.

www.sonsvadios.pt/mare
www.facebook.com/mare.sonsvadios
www.instagram.com/mare.sonsvadios

Sem comentários: