quinta-feira, 3 de abril de 2025

SOAM AS GUITARRAS 2025











Soam as Guitarras arranca a 10 de abril com concertos intimistas em Oeiras

André Sardet, Joana Almeirante e Luísa Amaro (celebração de Carlos Paredes) são as primeiras propostas

A 9ª edição do Soam as Guitarras tem início para a semana e acontece em Oeiras, Póvoa de Varzim e Setúbal, reunindo nomes como Carolina Deslandes, Sara Correia, João Pedro Pais, Luísa Amaro, Pedro Branco, entre muitos outros, numa celebração intimista da guitarra.

O Festival Soam as Guitarras regressa entre abril e maio de 2025, celebrando novamente a diversidade e magia da guitarra. Distribuída por Oeiras, Póvoa de Varzim e Setúbal, a programação promete noites marcantes e intimistas em algumas das salas mais emblemáticas destas cidades.

O arranque da 9.ª edição acontece já em abril, em Oeiras, com uma série de concertos a não perder no Auditório Municipal Ruy de Carvalho. André Sardet Trio (10 de abril), Joana Almeirante (11 de abril) e Luísa Amaro – que presta tributo ao centenário do mestre Carlos Paredes (12 de abril) – abrem esta celebração dedicada à guitarra com três noites únicas, onde emoção e virtuosismo andam de mãos dadas.

A programação em Oeiras estende-se até maio com propostas singulares como a revisitação dos clássicos de Marco Paulo por Pedro Branco, acompanhado por Benjamim, Luís Severo e Margarida Campelo (8 de maio), Tainá que convida Joana Alegre (9 de maio) e o encontro entre André Santos e Manuela Azevedo (10 de maio). Já a Fábrica da Pólvora de Barcarena – Pátio do Enxugo recebe Sara Correia e Diogo Clemente num diálogo íntimo entre voz e guitarra (23 de maio), e Carolina Deslandes num concerto especial com o guitarrista Feodor Bivol (24 de maio).

Na Póvoa de Varzim, o Cine-Teatro Garrett será palco das atuações de João Pedro Pais, acompanhado pelo guitarrista Sérgio Mendes (16 de maio) e Carolina Deslandes, acompanhada por Feodor Bivol (17 de maio), num convite ao público do norte para duas noites envolventes, pautadas por grandes canções e muita emoção.

Setúbal acolhe a diversidade sonora com espetáculos no Cinema Charlot Auditório Municipal, que contam com a curadoria de Vasco Durão (Guitarras Ao Alto), resultado de uma colaboração singular entre dois festivais que partilham a mesma paixão pela guitarra e pelas suas infinitas possibilidades artísticas. Destaque para Inóspita com João Luzio e Rafael Chiotti (Academia de Guitarra. Música e Tecnologia) (22 de maio) e Velho Homem (23 de maio), projeto recentemente formado por Afonso Dorido (Homem em Catarse, indignu) e Francisco Silva (Old Jerusalem).

Já o icónico Fórum Luísa Todi recebe Sara Correia e Diogo Clemente (28 de maio) e Carolina Deslandes (30 de maio), encerrando o festival com um espetáculo marcante ao lado de Feodor Bivol, culminando numa celebração final repleta de sonoridades que atravessam gerações e estilos musicais.

Sem comentários: