quarta-feira, 30 de abril de 2025

SOGRANORA LANÇAM NOVO SINGLE





















Sogranora, banda emergente do indie pop nacional, lança novo single “Ilha”, um dos primeiros avanços daquele que será o disco longa-duração de estreia, com data de lançamento para 23 de maio.

Os Sogranora são o Ricardo, o Tomás e o Vasco, que se conheceram a jogar basquetebol. A banda foi criada no Seixal em 2019, ano em que lançaram o seu primeiro single “Semilisboeta”, canção de letra sonhadora mas ao mesmo tempo com tons de sátira sobre a experiência de se ser periférico.

Em 2025 voltam às edições, depois de lançados 3 EPs que se sucederam ao seu single de estreia. “Adio o Quanto Conseguir Adiar” foi a primeira canção a ser desvendada e depois seguiram-se "Qualquer Sonho Meu" e "Dente de Leão". Finalmente, e antes de conhecermos o disco completo, é agora editado "Ilha".

"Ilha" é uma canção em que a banda se indaga sobre um futuro diferente, utópico e harmonioso. Uma canção sonhadora de novas realidades: "Vagueamos por este planeta onde somos enjaulados e limitados pelos valores culturais do passado, pelo medo e pela pressão que é existir nos dias de hoje. Na “Ilha” retratamos a procura por um local utópico, sem preconceitos, onde todas as pessoas vivem em harmonia, sendo elas quem querem ser, onde existe abundância, talvez não de recursos, mas de amor e empatia. Um local idílico de partilha, aceitação e paz que se situa dentro da cabeça de cada um. O derradeiro sonho que representa a ambição daqueles que partiram e deixaram o nosso mundo um lugar melhor."

O primeiro álbum da banda seixalense, “Cada Qual Na Sua Mente”, uma edição de autor, tem já data revelada para ser lançado: o próximo dia 23 de maio.

Para celebrar este lançamento os Sogranora sobem a palco para o apresentarem pela primeira vez no Musicbox a 28 de maio, um concerto que já conta com os bilhetes disponíveis para compra através da Dice.

JÁ DISPONÍVEL NAS PLATAFORMAS DIGITAIS AQUI

Sobre os Sogranora:

Os Sogranora nasceram em 2019 no Seixal, ano em que lançaram o primeiro single “Semilisboeta” que lhes permitiu nesse mesmo ano começar a tocar em palcos de nome de Lisboa e da Margem Sul, como a festa do Avante, o Auditório Municipal do Seixal, o Popular Alvalade ou o Tokyo Bar.

No ano seguinte lançaram “Altivez e Castigo”, um EP de sonoridades psicadélicas e progressivas gravado independentemente nas casas de cada um, composto por 3 músicas que descrevem como uma “viagem pelo deserto isolado”. 3 anos depois lançam “Amarílis”, um EP Indie Pop sobre as incertezas do futuro e a ingenuidade de se ser um jovem sonhador, e passaram por palcos como o Music Box, a Casa da Música do Porto e uma digressão de Fnacs pelo Centro e Norte do país, tendo também duas músicas do EP inseridas na série de televisão “Morangos Com Açúcar”. Inspirados por experiências e reflexões sobre relações, lançam em 2024 um EP onde a música surge não só como expressão, mas também como uma forma de terapia para a banda. Com sonoridades envolventes e letras sinceras, o projeto tem no single “Sereias do Mal” um dos seus principais destaques.

3 EPs depois, preparam atualmente o lançamento do primeiro álbum, “Cada Qual Na Sua Mente”, que aparece como um culminar das diferentes sonoridades antes apresentadas pelos Sogranora. Um álbum introspectivo de Indie Folk que nos apresenta reflexões acerca da chegada à vida adulta e da consciencialização pessoal, em paisagens sonoras oníricas. Já se pode ouvir o primeiro single do álbum, “Adio o Quanto Conseguir Adiar”, uma ode à arte da procrastinação.

Sem comentários: