sexta-feira, 30 de maio de 2025

MXGPU LANÇAM NOVO SINGLE "TAKE ME HOME"





















MXGPU, o projeto dos produtores e músicos portugueses Moullinex e GPU Panic, lança hoje o novo single “take me home”, avanço do seu aguardado álbum de estreia, Sudden Light, que chega a 26 de setembro pela sua editora, Discotexas.

Nascido em poucas horas em estúdio, "take me home" tornou-se instantaneamente um dos momentos altos dos concertos do duo. Uma faixa que transforma o anseio por pertença e autodescoberta num crescendo cinematográfico, culminando num drop catártico feito para as pistas de dança.

“O novo single nasceu em poucas horas. Começou como uma simples ideia e transformou-se rapidamente numa música, e desde que a começámos a tocar ao vivo sentimos que a reação do público foi imediata — ‘Qual é aquela em que cantam take me home?’ ‘Quando sai?’ ‘Esta música parece a banda-sonora da minha vida!’ Percebemos que tínhamos algo especial.”, confessam os MXGPU.

Conhecidos pelos seus espetáculos imersivos em formato 360°, no centro do público, os MXGPU fundem a electrónica, a performance artística e estética futurista, com experiências sensoriais que quebram a fronteira entre o artista e a audiência. Influenciados por nomes como Suzanne Ciani, James Turrell e os ecrãs de loading da SEGA, o duo aborda a humanidade na era digital.

Depois de esgotarem duas sessões no MAAT em Lisboa e a Casa da Música no Porto, os MXGPU continuam a sua digressão de 2025 com diversas datas em Portugal, incluindo passagens por festivais e clubes em cidades como Lisboa, Porto e Guimarães. A digressão marca ainda um momento importante com a anunciada estreia nos EUA, com concertos em outubro em Brooklyn e em Los Angeles.

MXGPU une Luís Clara Gomes (Moullinex) e Guilherme Tomé Ribeiro (GPU Panic), produtores e compositores sediados em Lisboa. A parceria começou quando GPU Panic se juntou à banda ao vivo de Moullinex como guitarrista, acabando por co-escrever “Painting By Numbers” no álbum Hypersex (2017). Desde então, a sua música tem aparecido em editoras de prestígio como Crosstown Rebels, Watergate e TAU, com remisturas de nomes como Patrice Bäumel, Xinobi e Sebastien Léger, e apoio de artistas internacionais como &ME, Adriatique e RÜFÜS DU SOL.

Com Sudden Light, os MXGPU consolidam a sua visão: música electrónica como veículo de conexão, vulnerabilidade e libertação coletiva.

Sem comentários: