Encontro profícuo entre dois músicos que operam em esferas aparentemente díspares, mas com chão e interesses comuns nas áreas da improvisação e descoberta de novas possibilidades sonoras dos seus respectivos instrumentos.
Christoph Weilbach, baterista alemão, que toca em projectos que vão desde o shoegaze, o free jazz ou o death metal atmosférico, tem investigado a interação dos sons provenientes do seu instrumento em confronto com o processamento eletrônico, através de triggers e sintetizadores diretamente ligados à bateria.
Por sua vez, o artista sonoro e violoncelista Ricardo Jacinto, com particular interesse nas características materiais do som, é também um explorador incansável dos limites sónicos do seu instrumento, e da relação entre matéria acústica e elétrica. É presença habitual nas áreas da música mais exploratória e no âmbito das instalações sonoras, mas também em contextos de cariz mais idiomático, como é o caso do seu projecto The Selva.
A música de "FAROL" tem como farol de inspiração a icônica obra To the Lighthouse, de Virginia Woolf. Nessa próspera demanda, os músicos palmilham esse vasto campo da música electroacústica, alternando entre texturas delicadas e envolventes e passagens de intensa energia, fazendo um uso perspicaz dos seus recursos e técnicas, sempre de forma inventiva e destemida. O resultado é uma miscigenação singular, vibrante e desafiadora.

Sem comentários:
Enviar um comentário