quinta-feira, 22 de maio de 2025

"SÓBRIA" MARCA A ESTREIA DE ESTEVES SEM METAFISICA















Esteves sem Metafísica
, projeto musical da escritora Teresa Esteves da Fonseca, acaba de lançar “sóbria”, o primeiro single de avanço para o seu álbum de estreia, “de.bu.te.”, com edição prevista para junho.

Composto em plena pandemia, “sóbria” nasceu como um primeiro gesto de criação musical. “Esta música é sobre curtir de estar a viver à tona sabendo que, quando der, mais cedo ou mais tarde, hei de voltar à inevitável interioridade”, partilha Teresa. Trabalhado em conjunto com o produtor Sebastião Macedo (Príncipe), o tema é descrito como uma composição de quadras simples, quase infantis, mas carregadas de uma intensidade emocional que lhe confere um carácter de hino à juventude inconsequente — um território que todos, de alguma forma, atravessamos.

Musicalmente, “sóbria” procura reproduzir “algum éter” na sua atmosfera, com um “rasgar” que ganha particular força nos refrões. É, segundo a própria artista, a faixa “estilisticamente mais consensual” de “de.bu.te.” e aquela que, pela sua simplicidade, revela o princípio de todo o percurso que agora se abre: “Foi a primeira música que compus, e que mais tarde me levou a querer compor mais.”

O projeto Esteves sem Metafísica nasceu da inevitabilidade artística de Teresa Esteves da Fonseca — lisboeta de nascimento, arrudense de coração — que encontrou na música uma extensão natural da sua escrita. Autora do livro de poesia “A morte não tem pátria” (2023) e colaboradora da revista Brotéria, Teresa traz para este novo trabalho a mesma paixão pela palavra e pela experimentação lírica que sempre marcaram o seu percurso.

Sobre o álbum “de.bu.te.”, a artista revela que é o resultado de cinco anos de composição, experimentação e maturação artística. Produzido por Sebastião Macedo (Príncipe), o disco transita entre o indie pop e o pop alternativo, com referências que vão de Beatles a Andrew Lloyd Webber, de Isaac Albéniz a Samuel Úria, passando pelo fado e pelo cancioneiro tradicional português. Trata-se de um trabalho que privilegia a essência sobre a superfície, onde a liberdade criativa e a verdade interior são assumidas sem filtros nem concessões.

“A lírica deste disco revela a minha experiência como ser humano, como mulher, e a minha espiritualidade em todas as suas dimensões: do corpo à alma, da glória ao vício, do desejo à promessa”, sublinha Teresa Esteves da Fonseca.

“de.bu.te.” será editado em junho e conta com o apoio da Fundação GDA. O single “sóbria” já se encontra disponível em todas as plataformas digitais. 

Sem comentários: