terça-feira, 3 de junho de 2025

AMIJAS EDITAM PRIMEIRO DISCO


Todos já viram este cenário: um grupo de amigas junta-se, em contexto noctívago, para uma ida à casa de banho. Entre conversas, fala-se de tudo: menstruação, sobremesas, dores existenciais. Dessas conversas,
ficam poucas respostas mas uma sensação de que não estamos sozinhas.

Esta história começa algures em 2022. Numa noite ébria, dois dos membros fundadores da banda precisaram de recorrer a uma casa de banho improvisada e viram numa rua inclinada ao lado do mítico largo das Carvalheiras, em Braga, o lugar ideal. Reza a lenda que, cada uma do seu lado da rua, viram os seus líquidos escorrer até se encontrarem - foi esse o sinal que precisavam para começar este projecto.

O disco de estreia das Amijas (com título homónimo) habita essa viagem entre o bar e a casa de banho, entre a casa de banho e a chegada turva a casa, com todos os momentos que dela fazem parte. Neste trabalho, composto por 8 temas originais e uma versão do hino underground “Inútil” (dos conterrâneos Vai-te Foder) - trazem-nos um rock fluido e sem compromissos, onde se somam instrumentos de sopro, texturas eletrónicas e o combo frio-quente das duas vozes que materializam este universo, sem discriminar o sangue, o suor ou as lágrimas.

Depois do lançamento do videoclipe de Mirone Digital, deixamo-vos a segunda porta de entrada para este álbum, com o single intitulado Suor - uma colaboração que agrega mais uma cúmplice: Tricla - furtiva rapper bracarense, numa fusão enérgica entre o rock, o anti-rap, e os odores
corporais.

Resultado do apoio à criação do programa Trabalho da Casa do gnration, o álbum será lançado dia 1 de abril com edição da Favela Discos e apoio da Cantigas do Poço. Poderá ser encontrado nas plataformas digitais habituais.

Sem comentários: