quinta-feira, 17 de julho de 2025

LUCA ARGEL EM DIGRESSÃO: VERÃO CHEIO DE RITMO





















O artista radicado em Portugal há mais de uma década segue a sua intensa digressão nacional, com destaque para o concerto, já a 25 de julho, no FMM Sines. No final do mês, Luca Argel aventura-se também na sua primeira digressão em nome próprio, em território brasileiro, com o projeto “Meigo Energúmeno – Luca Argel canta Vinicius", resultante do livro/EP homónimo.

Entre julho e setembro, não há descanso na estrada para Luca Argel. Guarda, Sines — no âmbito do reputado Festival Músicas do Mundo —, Covilhã, Gondomar e Paredes são alguns dos próximos destinos deste artista multifacetado. Também a Feira do Livro do Porto acolhe, a 5 de setembro, uma atuação do artista conhecido pelo seu intenso trabalho de investigação sobre as raízes do samba e as suas conexões com a herança colonial portuguesa.

Já do outro lado do Atlântico, Luca Argel embarca numa digressão com paragens no Rio de Janeiro — num concerto já esgotado —, Belo Horizonte e São Paulo. É um regresso à sua outra casa, uma estreia em nome próprio, levando na bagagem o novo trabalho discográfico "Meigo Energúmeno — notas para uma leitura antimachista de Vinicius de Moraes".

Músico, poeta e escritor luso-brasileiro, em 2016, Luca Argel edita o seu álbum de estreia, “Tipos que tendem para o silêncio”, a que se seguem “Bandeira” (2017) e “Conversa de Fila” (2019), ambos muito elogiados pela inteligência das letras e a doçura da voz.

Em 2021, regressa às edições com o aclamado “Samba de Guerrilha”, que resgata a história política do samba, dos seus protagonistas e do papel preponderante que desempenharam na luta contra a escravatura, o racismo, a pobreza e a ditadura militar no Brasil. Com o single “Peça desculpas, senhor Presidente” (2023), antecipa “Sabina”, um disco de originais inspirado no candomblé e na História do Brasil, abordando temas que marcam a atualidade, como o racismo, a justiça, a solidariedade e outras questões relevantes, reflexo de desigualdades em várias frentes sociais.

Ao vivo, Luca Argel conquista o público com sonoridades afro-brasileiras, que piscam o olho ao rock, ao funk e, claro, ao samba, tudo carregado de belíssimos poemas e mensagens que nos emocionam e fazem refletir. Espetáculos solarengos, dançantes e vibrantes onde ninguém fica indiferente.

30 JUL | RIO DE JANEIRO (BR) Centro da Música Carioca
05 AGO | BELO HORIZONTE (BR) Casa Outono
08 AGO |SÃO PAULO (BR) Casa Odette
22 AGO | COVILHÃ (PT) Verão no Centro Histórico
30 AGO | GONDOMAR (PT) Música no Parque
05 SET | PORTO (PT) Feira do Livro (Porto Ágora)
06 SET | PAREDES (PT) Sons do Património
17 SET | SANTA MARIA DA FEIRA (PT) Cineteatro António Lamoso
("Canções para Beber com Pessoa" c/ Ana Deus)

Sem comentários: