De 8 a 11 de outubro, a Convenção MIL ocupa o Beato Innovation District e a recém-inaugurada Casa Capitão, em Lisboa, com mais de 50 atividades que interrogam o papel da cultura na sociedade contemporânea.
A Convenção MIL é um espaço de encontro, partilha e reflexão crítica sobre o setor cultural. Entre palestras, mesas-redondas, oficinas, laboratórios e rodas de conversa, a convenção explora três eixos principais interligados: Cultura e Política, Indústria da Música e Economia Noturna.
A Convenção MIL afirma os direitos culturais como pilar democrático e condição essencial para a expressão e construção individual e coletiva. Cultura, música, cidade e noite são refletidas e debatidas sob o escrutínio dos desafios que o capitalismo e a inteligência artificial colocam à vida cultural hoje.
As keynotes de McKenzie Wark, Justin O’Connor, Ana Tijoux, Xullaji e a Lovers & Lollypops funcionam como um prefácio do programa, refletindo o mote central da Convenção: Cultura, Poder e Participação. Ao longo de quatro dias, o programa reúne artistas, jornalistas, investigadores, ativistas, educadores e outros profissionais do setor cultural, dando voz às questões e debates que atravessam a Convenção.
De conversas a laboratórios, algumas atividades da Convenção MIL contam com curadorias nacionais e internacionais. Do Festival Política ao Festival Clarão, da Associação Viver Melhor no Beato ao coletivo Equid’Artes, da ONG Kosmicare à rede de investigação LX Nights, passando pelo jornalista independente Shawn Reynaldo e pela associação cultural Nossa Fonte, as curadorias refletem diferentes experiências e visões, aproximando o programa da realidade cultural.
Em 2025, a Convenção MIL concentra-se mais em respostas a urgências do que em tendências. “A tendência parece ser cada vez mais clara: o colapso democrático e social e, com ele, o agravamento das desigualdades e o desmantelamento das garantias sociais. A Convenção MIL afirma a cultura como dimensão central na defesa dos direitos, da vida em comum e da participação democrática”, lê-se no editorial da 9.ª edição da Convenção.
A programação musical do MIL acontece nos mesmos dias também no Beato Innovation District e conta com mais de 56 artistas. Conheça todos os artistas no site oficial.
Para mais informações, fotos e acesso completo à programação, consulte o dossier de imprensa em www.millisboa.com.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DA CONVENÇÃO MIL 2025
KEYNOTES
McKenzie Wark
Moderação: João Ribeiro (Shifter)
9 de outubro às 17h
Xullaji
Moderação: Sofia da Palma Rodrigues (Divergente)
10 de outubro às 15h30
Ana Tijoux
Moderação: Rita Maia
10 de outubro às 17h00
Lovers & Lollypops
Com Joaquim Durães e Márcio Laranjeira. Moderação: Luisa Cativo
11 de outubro às 15h00
Justin O’Connor
Moderação: Catarina Vaz Pinto
11 de outubro às 16h30

Sem comentários:
Enviar um comentário