Conferências- debates- concertos
17 a 19 de outubro, Museu Nacional da Música, Mafra
Sound in Museums 2025, conferência internacional, acontece entre os dias 17 e 19 de Outubro no Museu Nacional da Música, em Mafra, e reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir o papel do som no futuro dos museus
Fundada em 2024, no âmbito dos Sonic Days, no Sonic College na Dinamarca, a Sound in Museums acontece pela primeira vez em Portugal entre 17 e 19 de outubro de 2025, numa co-produção com o Museu Nacional da Música, e com o apoio do INET-md, Instituto de Etnomusicologia, Música e Dança, e da CulturalMark. As inscrições para o público estão abertas até dia 30 de setembro de 2025 (link).
A Sound in Museums celebra o som como objecto sensorial, reunindo curadores, artistas sonoros, profissionais de museus, arquivistas, engenheiros de som, criadores de novas tecnologias e investigadores para três dias de debates, apresentações e concertos no novo Museu Nacional da Música, no Real Edifício de Mafra, cuja abertura está prevista para os próximos meses.
O programa da Sound in Museums apresenta nomes de referência para uma reflexão profunda sobre o uso do som enquanto elemento de comunicação e de expressão no contexto dos museus: do saber em estudos sonoros de Gascia Ouzounian à sensibilidade artística e domínio do som enquanto material de composição de Manuel Faria, do pioneirismo de Luísa Amaro à revolução artística de Simão Costa.
"O som e a música têm a capacidade de nos emocionar, desestabilizar ou consolar, de instaurar equilíbrio ou de traumatizar. O som decorre de vibrações que atravessam os corpos e, nesse sentido, tem também a capacidade de potenciar o encontro com o outro, que é um aspeto fundamental para o museu contemporâneo. O som e a música são, pois, instrumentos de comunicação poderosíssimos sobre os quais é fundamental pensarmos na curadoria de uma exposição” afirma Alcina Cortez, fundadora da Sound in Museums.
O programa que se estende ao longo de três dias, recebe dois oradores principais: Gascia Ouzounian, distinguida professora da Universidade de Oxford, que se tem dedicado ao estudo da espacialização do som e da sua evolução a par dos diversos desenvolvimentos tecnológicos da atualidade; Manuel Faria, músico, compositor e produtor musical, cujo trabalho tem sido distinguido em Cannes e pelo London International Awards, e que abordará a espacialização do som como forma de promover um envolvimento multissensorial do visitante nos museus.
O programa contempla ainda uma mesa redonda sobre o futuro do uso do som em museus que conta com a participação de Gascia Ouzounian, de Holger Schulze, pioneiro no domínio dos sound studies, Eric de Visscher, ex-director do Musée de la Musique de Paris e Gabriele Rossi Rognoni, do Royal College of Music Museum em Londres e que será moderado por Birgitte Folmann, professora no Sonic College na Dinamarca. O debate irá discutir questões prementes relacionadas com a exposição do som em museus antecipando, simultaneamente, tendências para o futuro próximo.
Dois momentos musicais traduzem uma abordagem inovadora na programação, a de trazer para fora das vitrines instrumentos musicais da coleção do museu: Luísa Amaro, no dia 17 de outubro, que tocará numa guitarra portuguesa de Joaquim Grácio de 1959; e Simão Costa, no dia 18 de outubro, que tocará num piano de cauda Bechstein de 1926, trazendo ao evento o seu trabalho à volta do piano expandido.
Estão também previstas sessões que visam provocar a discussão sobre temas tão diversos quanto: a relação do som com o museu contemporâneo nas suas configurações física e digital, a arte sonora e o soundwalking, a criação de ambiências sonoras para diferentes espaços e contextos temáticos, a carga afetiva que a escuta no espaço acústico proporciona ao ser humano, a inclusão e os públicos neurodivergentes, e o papel fundamental das novas tecnologias sonoras no desenvolvimento destas abordagens.
Sobre a Sound in Museums
A Sound in Museums é uma plataforma interdisciplinar dedicada à promoção do uso do som nas exposições museológicas, e que atua no plano da investigação e do desenvolvimento, da consultoria e da curadoria de exposições. A conferência internacional Sound in Museums decorre deste trabalho, apresentando-se como um evento bianual que visa promover o diálogo entre diversos campos disciplinares e profissionais relacionados com o uso do som nos espaços culturais. A primeira edição da conferência teve lugar em 2024 no Sonic College na Dinamarca. A Sound in Museums 2025 acontece num formato mais completo, promovendo uma reflexão ainda mais alargada.
Sound in Museums 2025 é uma co-produção da Sound in Museums e do Museu Nacional da Música (Museus e Monumentos de Portugal), e que tem o apoio do Instituto de Etnomusicologia, Música e Dança da Universidade NOVA, (INET-md), integrando a linha temática Património, Arquivos e Museus, e da CulturalMark.
Alcina Cortez é fundadora da Sound In Museums, curadora, consultora e investigadora da Universidade NOVA de Lisboa.
Alcina Cortez trabalha como curadora e produtora de exposições desde 1996, tendo participado em diversos projetos incluindo a Expo'98 e a Fundação Calouste Gulbenkian onde trabalhou durante 10 anos. Estudou piano e violoncelo, formou-se em Musicologia, estudou acústica e estudos do som e doutorou-se em Etnomusicologia/Estudos de Museus. Enquanto investigadora no INET-md (NOVA FCSH), dedica-se ao estudo da relação entre o ser humano e o som, especialmente no que toca à perceção e à cognição sonora em contexto museológico. É editora fundadora do The Bloomsbury Handbook of Sound in Museums (2026).
Birgitte Folmann é doutorada em Antropologia e especializada na área do som. É professora associada no College of Sound na Dinamarca e Diretora do grupo de investigação ATMOSphere. Desenvolve investigação sobre experiências sensoriais e atmosferas sonoras para museus com foco na perceção humana e integra a coordenação Internacional da conferência Sound in Museums 2025.
Edward Ayres de Abreu é musicólogo, compositor e gestor cultural, tendo colaborado com a Gulbenkian Música, a Casa da Música e o Teatro Nacional de São Carlos. O seu trabalho fou distinguido com vários prémios, incluindo o Joaquim de Vasconcelos (2019) e o Alumni NOVA FCSH (2024). Fundou a plataforma MPMP Património Musical Vivo (2009–2022), premiada com o Prémio Sequeira Costa (2018). É desde setembro de 2022 o diretor do Museu Nacional da Música.
Eric de Visscher é um curador e investigador especializado em som em museus, tendo dirigido sido dirigido o Musée de la Musique em Paris e sido director artístico do IRCAM/Centre Pompidou. É atualmente curador de som do Musée du Quai Branly e Director de Criação Artística no Ministério da Cultura francês.
Eric de Visscher é um curador e investigador especializado em som em museus, tendo dirigido sido dirigido o Musée de la Musique em Paris e sido director artístico do IRCAM/Centre Pompidou. É atualmente curador de som do Musée du Quai Branly e Director de Criação Artística no Ministério da Cultura francês.
Gascia Ouzonian é historiadora e teórica do som, especializada em estudos sonoros, arquitetura e urbanismo, e tecnologia. É Professora Associada de Música na Universidade de Oxford e Fellow no Lady Margaret Hall.
É autora do livro, Stereophonica (MIT Press), que faz um paralelo da evolução das conceções sobre som espacial e perceção auditiva com os desenvolvimentos tecnológicos e musicais dos séculos XIX ao XXI. Está a preparar o livro The Trembling City, que reimagina as cidades como territórios vibracionais moldados por guerra e violência.
Holger Schulze é professor catedrático de musicologia na Universidade de Copenhaga e director do Sound Studies Lab sediado na mesma universidade. A sua investigação abrange a história cultural dos sentidos, o som na cultura popular e a antropologia do som. Tem publicado amplamente sendo o editor da Bloomsbury Encyclopedia of Sound Studies e co-editor do Bloomsbury Handbook of Sound in Museums
Manuel Faria é músico, compositor e produtor musical com com vasta experiência em composição e design sonoro. Nascido em 1957, iniciou os estudos de piano aos 6 anos tendo prosseguido Engenharia Eletrónica. Em 1976, cofundou a banda Trovante, onde atuou como pianista e produtor, colaborando posteriormente com artistas como Sérgio Godinho, Mafalda Veiga, Zeca Afonso e Amália Rodrigues.
Em 1996, fundou a Indigo, casa de pós-produção e composição musical premiada como "Melhor Empresa de Produção Sonora" durante 16 anos consecutivos. Movido por uma enorme paixão pelo som, tem composto para teatro, cinema, publicidade, museus e experiências sonoras imersivas.
Alcina Cortez trabalha como curadora e produtora de exposições desde 1996, tendo participado em diversos projetos incluindo a Expo'98 e a Fundação Calouste Gulbenkian onde trabalhou durante 10 anos. Estudou piano e violoncelo, formou-se em Musicologia, estudou acústica e estudos do som e doutorou-se em Etnomusicologia/Estudos de Museus. Enquanto investigadora no INET-md (NOVA FCSH), dedica-se ao estudo da relação entre o ser humano e o som, especialmente no que toca à perceção e à cognição sonora em contexto museológico. É editora fundadora do The Bloomsbury Handbook of Sound in Museums (2026).
Birgitte Folmann é doutorada em Antropologia e especializada na área do som. É professora associada no College of Sound na Dinamarca e Diretora do grupo de investigação ATMOSphere. Desenvolve investigação sobre experiências sensoriais e atmosferas sonoras para museus com foco na perceção humana e integra a coordenação Internacional da conferência Sound in Museums 2025.
Edward Ayres de Abreu é musicólogo, compositor e gestor cultural, tendo colaborado com a Gulbenkian Música, a Casa da Música e o Teatro Nacional de São Carlos. O seu trabalho fou distinguido com vários prémios, incluindo o Joaquim de Vasconcelos (2019) e o Alumni NOVA FCSH (2024). Fundou a plataforma MPMP Património Musical Vivo (2009–2022), premiada com o Prémio Sequeira Costa (2018). É desde setembro de 2022 o diretor do Museu Nacional da Música.
Eric de Visscher é um curador e investigador especializado em som em museus, tendo dirigido sido dirigido o Musée de la Musique em Paris e sido director artístico do IRCAM/Centre Pompidou. É atualmente curador de som do Musée du Quai Branly e Director de Criação Artística no Ministério da Cultura francês.
Eric de Visscher é um curador e investigador especializado em som em museus, tendo dirigido sido dirigido o Musée de la Musique em Paris e sido director artístico do IRCAM/Centre Pompidou. É atualmente curador de som do Musée du Quai Branly e Director de Criação Artística no Ministério da Cultura francês.
Gascia Ouzonian é historiadora e teórica do som, especializada em estudos sonoros, arquitetura e urbanismo, e tecnologia. É Professora Associada de Música na Universidade de Oxford e Fellow no Lady Margaret Hall.
É autora do livro, Stereophonica (MIT Press), que faz um paralelo da evolução das conceções sobre som espacial e perceção auditiva com os desenvolvimentos tecnológicos e musicais dos séculos XIX ao XXI. Está a preparar o livro The Trembling City, que reimagina as cidades como territórios vibracionais moldados por guerra e violência.
Holger Schulze é professor catedrático de musicologia na Universidade de Copenhaga e director do Sound Studies Lab sediado na mesma universidade. A sua investigação abrange a história cultural dos sentidos, o som na cultura popular e a antropologia do som. Tem publicado amplamente sendo o editor da Bloomsbury Encyclopedia of Sound Studies e co-editor do Bloomsbury Handbook of Sound in Museums
Manuel Faria é músico, compositor e produtor musical com com vasta experiência em composição e design sonoro. Nascido em 1957, iniciou os estudos de piano aos 6 anos tendo prosseguido Engenharia Eletrónica. Em 1976, cofundou a banda Trovante, onde atuou como pianista e produtor, colaborando posteriormente com artistas como Sérgio Godinho, Mafalda Veiga, Zeca Afonso e Amália Rodrigues.
Em 1996, fundou a Indigo, casa de pós-produção e composição musical premiada como "Melhor Empresa de Produção Sonora" durante 16 anos consecutivos. Movido por uma enorme paixão pelo som, tem composto para teatro, cinema, publicidade, museus e experiências sonoras imersivas.

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