sexta-feira, 24 de outubro de 2025

CRISTINA BRANCO LANÇA HOJE ÁLBUM "MULHERES DE ABRIL": EDIÇÃO EXCLUSIVA EM CD E VINIL





















Em "Mulheres de Abril", Cristina Branco regressa ao universo de José Afonso com uma obra que ilumina as mulheres que o compositor cantou — as suas narrativas íntimas, silêncios e resistências — e sublinha a visão progressista do compositor sobre o papel feminino numa sociedade em transformação. "Endechas a Bárbara Escrava" é o novo single deste trabalho agora lançado em exclusivo em CD e vinil colorido, e com lançamento digital a 28 de novembro.

"Mulheres de Abril"

«As mulheres eram simbólicas e omnipresentes na obra de José  Afonso, envoltas numa enorme solidão e silêncio. Cantá-las é uma  forma de romper esse silêncio e revelar a solidão de todo um povo.»

Cristina Branco

Revelando dimensões ainda pouco exploradas do legado de José Afonso, em "Mulheres de Abril", Cristina Branco desvenda e dá voz a personagens femininas marcantes, estabelecendo um diálogo entre épocas sobre questões de género na sociedade portuguesa.

O álbum reúne oito composições emblemáticas: “Endechas a Bárbara Escrava”, disponível a partir de hoje nas plataformas digitais; os singles anteriormente revelados: “Teresa Torga”, “Canção da Paciência” e “De Não Saber o Que Me Espera”; assim como os temas que só estarão disponíveis digitalmente a 28 de novembro: “Canção do Desterro”, “Mulher da Erva”, “Verdes São os Campos” e “Verdade e Mentira”. Esta seleção, fruto de um meticuloso trabalho de curadoria, congrega temas onde as figuras femininas assumem protagonismo na poética de José Afonso, explorando múltiplas facetas da condição feminina.

“Mulheres de Abril" é um disco que ecoa vozes de liberdade, intimidade e resistência. A edição em LP foi cuidadosamente prensada em vinil colorido de 180 gramas, a 45 rotações por minuto, garantindo uma experiência de alta fidelidade sonora. A rotação mais rápida preserva cada detalhe, textura e nuance da interpretação de Cristina Branco. Uma peça para escutar, guardar e sentir com a atenção que Abril merece.

As canções que compõem este trabalho ganharão vida em palco no espetáculo “Mulheres de Abril - Cristina Branco canta José Afonso”, cuja digressão nacional terá como momentos altos os concertos de 29 de novembro, no Auditório Municipal Carlos do Carmo (Lagoa), e de 17 de dezembro, na Casa da Música (Porto).

Em disco e ao vivo, nesta releitura contemporânea e necessária da obra de um dos maiores vultos da música portuguesa, Cristina Branco é acompanhada por cúmplices musicais de longa data, que consolidam a sua sonoridade: Ricardo Dias (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo), Alexandre Frazão (bateria) Mário Delgado (guitarras) e Tomás Marques (saxofone).

Sem comentários: