segunda-feira, 13 de outubro de 2025

ENMCONTROS INTERNACIONAIS DE JAZZ DE COIMBRA













Depois de, na semana passada, termos falado dos concertos integrados no Festival Jazz ao Centro, que passarão pelo Salão Brazil, esta semana centramos a nossa atenção no percurso que iremos fazer pela cidade.

Vicente, Dikeman, Edwards, Drake
16 de outubro | 19:30
Surreal Republica Solar dos Kapangas

O quarteto Luís Vicente, John Dikeman, William Parker e Hamid Drake apresenta o novíssimo disco “No Kings!” (JACC Records), registo que dá continuidade à aventura iniciada em 2019 na ZDB com “Goes without saying, but it’s got to be said” (JACC Records).

Registado ao vivo no Bimhuis, em Amesterdão, “No Kings!” chega hoje (6 de outubro) ao público português e terá em Coimbra a sua estreia absoluta.

Neste concerto, John Edwards sobe ao palco em substituição de William Parker.

Donativo a reverter para a Associação Solar dos Kapangas

Estela Alexandre Orquestra
17.10. 2025 - 21:30
TAGV

Estela Alexandre (Leiria) é pianista, compositora e arranjadora ligada ao jazz. Iniciou-se de forma autodidata antes de estudar no Orfeão de Leiria, Conservatório de Música de Coimbra e concluir a licenciatura em Piano Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa, onde começou a compor para orquestra.

Reconhecida em concursos de composição, venceu o Concurso Internacional de Composição Musical de Leiria em 2023 e 2025 e foi finalista do JazzComp Graz 2024 (Áustria). Paralelamente, tem atividade pedagógica, tendo lecionado no Conservatório Nacional e atualmente na School of Rock, em Lisboa.

Em palco, estarão 21 músicos e serão tocados os temas de «Cantomilo», disco de estreia da Orquestra conduzida pela pianista, compositora e arranjadora de Leiria.
 

BILHETES Estela Alexandre Orquestra

Rafael Toral apresenta “Guitar Concert”
18 de outubro, às 18h00
Salão de São Tomás — Seminário Maior de Coimbra

Uma oportunidade rara de assistir, a solo, a um dos mais visionários músicos experimentais da atualidade.
O concerto acontece pouco antes do lançamento mundial de “Traveling Light” (Drag City Records), que terá estreia absoluta na Bienal de Veneza e passará por palcos de referência como o Festival SEMIBREVE (Braga) e a Culturgest (Lisboa).

Figura central da música experimental desde os anos 1990, Toral tem sido comparado e associado a nomes como Fennesz, Jim O’Rourke ou Mika Vainio, marcando gerações com obras pioneiras como Sound Mind Sound Body e Wave Field.ILHETES Rafael Toral
 
Combo CPJazz
18 de outubro, 16h30
Semente.Atelier | Entrada livre

O Combo CPJazz nasce no seio do Curso Profissional de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra como espaço de experimentação performativa em formato de pequeno ensemble.
Ao subirem ao palco, estes jovens músicos quebram a barreira da sala de aula e partilham com o público o resultado da sua jornada de descoberta do jazz — feita de aprendizagens, improviso e muita criatividade. 

Sem comentários: