terça-feira, 4 de novembro de 2025

MIGUEL DA SILVA UNE VIOLA E FADO E POESIA

 




















"Quem Ama" é o primeiro single do álbum de estreia do músico e compositor Miguel da Silva.

Neste tema que conta com poesia de João Monge e a colaboração do ator Pedro Lamares, Miguel da Silva desvenda um pouco da sonoridade e do conceito do seu álbum de estreia que será editado em março de 2026. Um trabalho no qual explorou a ligação única entre a música instrumental para viola de fado e a poesia de João Monge, sob uma abordagem inovadora e cheia das múltiplas influências que caracterizam o seu percurso.

Este tema parte das sábias palavras do poeta João Monge:

“Quem Ama tem a veia 
que inspira a compreensão 
porque faz da parte feia 
de quem ama 
a vasilha do perdão”.

Haveria versos mais acertados para iniciar o desvendar deste caminho? Miguel da Silva tem a certeza de que não.

Poema: João Monge
Música: Miguel da Silva
Poesia Recitada: Pedro Lamares
Viola de Fado e Produção: Miguel da Silva
Percussão: Iuri Oliveira
Mistura e Masterização: José Pedro (em Japestudios)
Fotografia, Vídeo e Design de Conteúdos: Márcia Filipa Moura

Miguel da Silva é músico, compositor e produtor natural de Palmela. Com mais de 14 anos de experiência, desenvolveu uma abordagem singular à guitarra e à composição, marcada por uma profunda versatilidade estética. A sua linguagem musical cruza influências que vão da música tradicional portuguesa à eletrónica, passando pelo jazz, rock, música erudita e múltiplas formas de música de fusão.

Ao longo da sua carreira, colaborou com nomes incontornáveis da música e das artes em Portugal, como António Chainho, João Monge, Maria João Luís, Filipe La Feria, Ricardo Neves-Neves, Dulce Pontes, Ana Moura, Pedro Jóia, Amélia Muge, Ricardo Parreira, Liana, Ana Sofia Paiva, Carla Pires, Andrea Imaginário, Rodrigo Lourenço, Inês de Vasconcellos, entre muitos outros.

Miguel da Silva construiu o seu percurso entre musicais, estúdios, casas de fado, salas de espetáculo e festivais nacionais e internacionais, consolidando uma identidade artística marcada pela escuta, pela experimentação e pela procura de novas formas de expressão.

Em 2023, iniciou o seu caminho como compositor e produtor em nome próprio, tendo obras suas gravadas por Rodrigo Lourenço, Vânia Conde, Patrícia Duarte e pela banda Amantes do Tejo, cuja produção esteve a seu cargo.

A 21 de março de 2025, Dia Mundial da Poesia, lançou o seu primeiro single, “Quem Ama”, que antecipa o seu álbum de estreia a editar em março de 2026. Este projeto propõe uma fusão inovadora entre a viola de fado e a poesia de João Monge, com a participação especial de Pedro Lamares, revelando um universo sonoro intimista, poético e profundamente português.

Sem comentários: