João Borsch
Cobarde, Feliz Natal
João Borsch lança nova canção que toca os corações de todos aqueles que anseiam regressar a casa durante as festividades. O tema está disponível em todas as plataformas digitais dia 18 de dezembro.
“Cobarde, Feliz Natal” explora a memória do Natal aos olhos de quem regressa a casa e se confronta com uma terra em perpétua mudança. Nas palavras do próprio: “São inescapáveis estes sonhos, ao longo de todo o ano, sobre o mês de dezembro e a fantasia das festividades, mas todos os anos surge a desilusão da indiferença com que os locais que tomámos como garantidos se reconfiguram, tornando-se algo que nos provoca estranheza, desde o número de pratos à mesa que muda, à promessa vã de um sonho pueril que se estancou para sempre.”
Resumindo, é um requiem para o Natal da nossa infância e um confronto com a força entrópica da mudança.
Esta canção surge a partir de um diálogo artístico e inadvertido entre João Borsch e Guilherme Gomes, amigo e vocalista dos NAPA, numa sequência de influências acidentais que levaram a originar o êxito “Deslocado” e “Cobarde, Feliz Natal”, tendo tudo começado com um texto da autoria do artista de novembro de 2021 publicado nas redes sociais. Após ouvir “Deslocado” pela primeira vez, no final de 2024, ainda antes de ser lançada, surgiu a ideia de escrever uma canção sobre a relação de um deslocado com o Natal e a desilusão e encanto que a época carrega. Começou a escrevê-la na véspera de Natal de 2024. Esta canção encerra um ciclo de inspiração mútua e acidental, contando com Guilherme Gomes nos back vocals e tornando-a canção-irmã de “Deslocado”.
“Cobarde, Feliz Natal” é uma canção profundamente emotiva, com refrões apoteóticos, vozes sofridas e rasgadas e um ensemble de cordas exuberante e comovente. É uma canção que puxa as lágrimas de saudade de um tempo que não volta.
O videoclipe, realizado pelo próprio, consiste num único plano - longo e completamente em reverse - com uma performance emotiva no centro da cidade de Lisboa.
A preparar o seu terceiro álbum de estúdio, Borsch começou por desvendar a sua próxima era artística com a música “Armagedão”, lançada no mês passado, que explora o confronto entre o corpóreo e o digital. Dia 27 de novembro subiu ao palco do Lux Frágil para o maior concerto da sua carreira em nome próprio.
Em dezembro, estreia-se como ator no musical “O Natal de Jack”, uma grande produção para esta quadra natalícia, que estará em cena entre os dias 17 e 21, no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, ao lado de Juliana Anjo e Rodrigo Caldeira Costa.
Todos os dias às 19h, o mais antigo programa de rádio pela música portuguesa
está na RUC em 107.9FM ou em emissao.ruc.pt
material para audição/divulgação, donativos, reclamações e outros para:
Fausto Barros da Silva - Apartado 4053 - 3031-901 COIMBRA
sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
JOÃO BORSH COM NOVO SINGLE
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário