sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

NOVO SINGLE DE TIAGO NACARATO

 



















Tiago Nacarato
Amélia

Esta música surge como forma de agradecimento a tudo o que a minha avó me ensinou e ao tanto que fez por mim sem nunca ter pedido nada em troca.

Na fase final da sua vida, fui repetidamente ao hospital para lhe fazer companhia e garantir que não partiria deste mundo sozinha. Era o mínimo a ser feito por alguém que me deu tanto, que me ensinou de uma forma tão carinhosa o que é o amor incondicional, aquele da dádiva e não da dívida.

Quando finalmente partiu, e aquando do seu velório, a minha mãe pediu para que eu escrevesse (como é tradição) algumas palavras num papel que ficaria encostado ao caixão da minha avó. Incapaz de escrever o que quer que fosse, pedi desculpas à minha mãe e disse que não o ia fazer. Talvez por achar o gesto demasiado pequeno para o tamanho da importância da minha avó. 

No dia seguinte, no seu funeral, as palavras do padre pareceram-me impessoais. Não fizeram de todo justiça ao que eu achava que devia ter sido dito sobre a minha avó. Nesse mesmo dia, depois de todas as vozes externas se silenciarem, no silêncio do meu quarto, surgiu então a vontade de em forma de último abraço escrever uma canção para a minha avó. Foi assim que surgiu “Amélia”. A canção que tem jeito de oração e forma de abraço.

Técnicamente esta canção foi feita em voz e guitarra, mas para a gravação final com a intenção de a tornar algo mais espiritual decidi passar para piano, voz e coro. Assim conseguia dar mais uma sensação de oração e chegar a um lugar de intimidade que com guitarra sinto que não conseguia. Piano do João Salcedo e coro da Cristiana Silva.

Sem comentários: