Uma semana após ter dado a conhecer a capa de “Lusa: ato II”, Bárbara Bandeira lançou hoje o vídeo da Intro deste novo capítulo do projecto. “Lusa: ato II” será lançado no início de 2026 e é dedicado à cultura e identidade nacional.
Na Intro de “Lusa: ato II”, verdadeira curta-metragem já disponível no canal de YouTube da artista, assistimos a uma narrativa que tem lugar numa realidade surreal, e que reúne referências à cultura e ao imaginário português através de figuras icónicas, exageros, tradições, símbolos e superstições. Em conjunto, estes elementos reflectem a forma como a memória e o passado influenciam a sua narrativa pessoal, num universo que funciona como metáfora da relação complexa entre saudade, crescimento e reinvenção. O vídeo conta com a participação de personalidades como Nelson Évora, Helena Isabel, Diogo Morgado, Toy, Cândido Costa, João Baião, Luís de Matos e António Melo.
Se o ato I abriu portas à fusão entre as duas margens do Atlântico que definem a identidade de “Lusa”, o ato II regressa à raiz portuguesa, explorando os códigos emocionais, estéticos e simbólicos que moldam a artista nesta nova fase: a saudade como motor narrativo, o peso e a beleza da memória, e a relação com a tradição e a identidade. Este capítulo aprofunda a viagem introspectiva iniciada com o renascimento da Intro, abrindo espaço a uma nova fase de maturidade artística.
“Lusa” é um manifesto artístico que une música, imagem e narrativa, num percurso contado ao longo de quatro atos entre 2025 e 2026. Com influências que vão do afro e do trap ao pop urbano e ao fado, é um projecto que se expande para além da música, com uma forte componente cinematográfica e colaborações de peso já iniciadas no ato I, que contou com Veigh, WIU e EU.CLIDES. Com este novo lançamento, Bárbara Bandeira reafirma a sua evolução artística e a construção de um território totalmente novo na música em português.
O vídeo da Intro de “Lusa: ato II” já está disponível no YouTube. O ato II chega no início de 2026 e serão reveladas mais novidades nas próximas semanas.

Sem comentários:
Enviar um comentário