sábado, 29 de agosto de 2009

GNOMON COM NOVO DISCO




“Um Tempo de Por Ti Ser” é o tema de apresentação. Primeiro longa‐duração conta com a colaboração de vários artistas portugueses e espanhóis.

O projecto musical Gnomon nasce no preciso momento em que o raio de luz encontra a terra. Desse beijo surgiu o termo milenar que designa o ponteiro do relógio do sol e o nome de uma banda que tem no tempo, no mundo e no cosmos as principais influências. Naturais de Famalicão, os Gnomon lançam a 13 de Setembro o seu primeiro disco longa‐duração. O trabalho “ Jardim de Ferro”, uma edição de autor, foi gravado entre Outubro de 2008 e Agosto deste ano. A produção ficou a cabo de Rui Ferreira e Gnomon , a mistura foi feita por Rui Ferreira e a masterização decorreu nos estúdios Reno, em Madrid, pelas mãos de Mário Barreiros.

A viagem sonora é uma fusão entre músisa tradicional portuguesa, jazz e música contemporânea. “Um Tempo de por Ti Ser” é o tema de apresentação de um conjunto de 11 canções, incluindo “Charrua”, “Passeio dos Contentes”, “Talvegue”, “Moinho Citadino” e “Jardim de Ferro”.

Neste disco, os famalicenses contam com a colaboração dos Tocá Rufar, Dudas (ficções), Eleonor Picas, ensemble de gaitas de foles do Conservatório de Vigo, José Perdigão, Hugo Correia (fadomorse), e Artur Fernandes (Danças Ocultas).

Durante a composição incorporaram‐se instrumentos tradicionais de cordas, como a braguesa e a bandola, e ainda elementos electónrcos. Musicalmente, os Gnomon inspiram‐se em nomes como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Zeca Afonso , Steve Reich e Bjork.

O dia do lançamento coincide com uma actuação no Cine‐Teatro Neiva, em Vila do Conde. A 25 de Setembro será feito um segundo concerto na Praça da Oliveira, em Guimarães, inserido nas Jornadas Europeias do Património. Os concertos iniciam‐se às 21:30.

Os Gnomon formaram‐se em 2003 sob impulso de Carlos Ribeiro e Tiago Machado. Actualmente, são constituídos por Bruno Rodrigues (baixo elétrico e contrabaixo), Carlos Barros (percussão e electrónica), Carlos Ribeiro (guitarra clássica, guitarra eléctrica e bandola), David Leão (flauta transversal, flautim e gaita de foles), Pedro Oliveira (bateria), Rui Ferreira (piano e acordeão) e Tiago Machado (guitarra clássica e braguesa). Segundo Tiago Machado, este disco “está muito mais distante da música tradicional e mais próximo da música contemporânea”.

Em 2007, a banda lançou o primeiro EP, também intitulado “Gnomon”, um trabalho de 21 minutos composto pelos temas “Paz do Gerão”, “Uvas do Monte” e “Rosa‐dos‐ventos Acto I, II,
III e IV”. Estão à venda na Fnac e nas plataformas digitais, iTunes, Napster, eMusic e Fnac Digital


No ano passado, entre 14.000 bandas nacionais com registo no MySpace, os Gnomon foram seleccionados juntamente com outros 39 projectos para o programa televisivo Km0 da RTP2
"Programa de Divulgação de Bandas Nacionais", que consiste numa entrevista e actuação ao vivo.

Sem comentários: