A ‘Bejalternativa’ é uma iniciativa da responsabilidade do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Beja, com periodicidade anual e este ano têm lugar de 24 a 26 de Junho, a sua sétima edição. Trata-se de um festival com múltiplas componentes no domínio alternativo, tendo como público alvo os jovens em geral, procurando ir ao encontro dos seus interesses e das suas expectativas.
Em termos genéricos, podemos identificar três eixos em torno dos quais a iniciativa se estrutura, sendo, no entanto, da combinação dos três que a ‘Bejalternativa’ se reveste de originalidade. Neste sentido, por um lado, existe uma componente cultural bastante marcante, que envolve não só os concertos mas também actividades ligadas ao teatro, à dança, à animação de rua, à performance, ao vídeo, ao graffitti, etc.; por outro lado, temos a componente de desportos radicais, através da realização de provas oficiais nestas áreas e de algumas actividades de carácter experimental, para o público em geral; por fim, há a componente expositiva que, à semelhança das restantes áreas, fornece ao público um conjunto de produtos e actividades no domínio alternativo, indo das energias alternativas ao piercing, da agricultura biológica aos discos em vinyl, do artesanato contemporâneo à tatuagem, do comércio justo aos movimentos de luta pela paz, entre muitos outros.
Após a realização de uma primeira edição experimental em 1998, apercebemo-nos de imediato do interesse que o evento gerou, não só ao nível do público local mas também de públicos vindos de fora do concelho. Desde então, a ‘Bejalternativa’ tem vindo a crescer de forma gradual, através de uma maior diversificação e de um aumento da qualidade do programa do festival, o que conduziu a um maior impacto do mesmo, possuindo, neste momento, uma abrangência nacional. Este crescimento traduziu-se na necessidade de mudar a localização do festival, que passou, em 2002, do auditório exterior da Casa da Cultura de Beja para o novo e bem mais amplo Parque de Feiras e Exposições da mesma cidade e possibilitou, na edição de 2003, a realização do Campeonato do Mundo de BMX Freestyle, que contou com a participação de centenas de atletas nacionais e internacionais e com divulgação mundial através dos órgãos de imprensa especializada.
A partir de 2002, a ‘Bejalternativa’ internacionalizou-se, através da contratação de
algumas bandas estrangeiras, algumas das quais nunca haviam tocado em Portugal, factor que contribuiu para alicerçar, simultaneamente, a imagem de um festival de âmbito nacional e a imagem de um festival independente, autónomo em relação às editoras e produtoras nacionais. O crescimento gradual do festival fica patente se verificarmos o constante aumento do número de expositores, a introdução de novas vertentes (como são exemplos a feira do disco, introduzida no ano passado e o festival de curtas-metragens de cinema de animação, a introduzir este ano) e o aumento do número de público. Em relação a este último ponto, é conveniente referir que a ‘Bejalternativa’ 2003’ contou com cerca de 14.000 visitantes, número acima de alguns festivais nacionais bem conhecidos.
Para o presente ano pensamos que a iniciativa irá continuar a crescer, mercê de uma cartaz apelativo e de algumas novidades que irão ser introduzidas. Elucidativo quanto ao interesse que o festival já desperta a nível nacional é o facto de termos garantido, para dia 24, a realização da iniciativa ‘Quinta dos Portugueses’, uma organização da rádio ‘Antena 3’, que irá garantir também a divulgação de todo o festival, e termos garantido o patrocínio do canal de TV ‘Sol Música’, da revista ‘RockSound’ e do site Clix Musica, que irão contribuir também com divulgação. Em termos de novidades, para além do já referido festival de curtas-metragens na área do cinema de animação, encontra-se também garantida a realização de uma prova do campeonato nacional de skate, mantendo-se uma forte componente de animação de rua, performances em vários domínios, a feira do disco, a feira genérica, o graffitti, workshops e gastronomia de vários países, entre outras actividades. O cartaz de concertos é o seguinte:
Dia 24, 5ª Feira
Quinta dos Portugueses
Mão Morta
Zen
Plaza
Bunnyranch
Xeg
Dia 25, 6ª Feira
Eskorzo
Peste e Sida
One Love Family
Dia 26, Sábado
Soziedad Alkoholika
Ojos de brujo
Fat Freddy
Nas 6 anteriores edições do Bejalternativa, já actuaram entre muitas outras as seguintes bandas:
Balla
Blasted Mechanism
Boss AC
Cool Hipnoise
Da Weasel
Djamboonda
Eskorzo
Hipnótica
Ho-Chi-Minh
Indiana
Mão Morta
Mind da Gap
Mindlock
Mofo
Moonspell
More República Masónica
Primitive Reason
Slamo
Table of Random Numbers
Terrakota
Wray Gunn
Em termos de desportos radicais, o ‘Bejalternativa’ evoluiu da seguinte forma:
- 2001 – Prova do Campeonato Nacional de BMX Freestyle
- 2002 – Open Internacional de BMX Freestyle
- 2003 – Campeonato do Mundo de BMX Freestyle
- 2004 – Prova do Campeonato Nacional de Skate
Para mais informações, contactar:
António Pedro Loureiro
Telefone: 963604258
Fax: 21 3192058
E-mail: tope.metro@netcabo.pt
Site: www.bejalternativa.com
Sem comentários:
Enviar um comentário