sábado, 5 de junho de 2004

PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL 02 - 05/06/04

Texto de Inês Saraiva na crónica semanal (todas os sábados)

Viana do Castelo

Muito boa tarde, sejam bem-vindos à segunda edição da crónica “Pelos Caminhos de Portugal”. Depois de, no sábado passado, termos parado por Braga para ouvir os lendários Mão Morta, e também os Rua do Gin e ainda os divertidos Minidrunfs, hoje apeamos em Viana do Castelo. Primeira audição para os «The Unplayable Sofa Guitar», com o tema «Will The Circle Ever Be Unbroken».



O som da guitarra a lembrar velhas baladas de country. Esta é a formação de Paulo Miranda, ele que também é o homem ao leme do famoso estúdio AMP em Viana do Castelo, que grava a grande maioria das bandas independentes nacionais, incluindo as da Bor Land. Outros como os Mécanosphère e o Legendary Tiger Man também por lá passaram. Depois do primeiro álbum, de nome homónimo, ser considerado em 2002 pelo Blitz como um dos melhores do ano – foi o oitavo melhor disco de 2002, aqui na RUC, no programa Santos da Casa…. os The Unplayed Sofa Guitar preparam-se agora para lançar o seu próximo álbum.



Ainda em Viana do Castelo, vamos ouvir os Madame Godard. Formados há 7 anos atrás, são donos de sonoridades melodiosas e simples, há quem diga mesmo que revelam influências como a de Serge Gainsbourg, Tindersticks, Piazzola ou Pascal Comelade. Resta saber, por onde andam agora… Vamos então recordar Blue Dressed Devil, tema de 1999. Este foi aliás o ano em que eles ganharam o 5º Festival Rock de Matosinhos e venceram o Concurso de Música Moderna de Castelo de Paiva. Um ano antes, subiam ao pódio do Festival Termómetro Unplugged e ainda do Festival da Revista 365. Despedidas de Viana do Castelo então ao som de Blue Dressed Devil.

Sem comentários: