segunda-feira, 15 de novembro de 2004

STEALING ORCHESTRA - “Bu!” (You Are Not A Stealing Records)


Gosta de ver filmes de terror? Então este disco é para si. Se não gosta de ver filmes de terror, estas músicas são igualmente para si. Confusos? Também eu fiquei depois de ouvir "Bu!".
"Bu!" dos Stealing Orchestra é a banda sonora perfeita para um filme de terror. Outra coisa não seria de esperar de um disco que tem nome de susto e nos apresenta na capa a morte. Mas apesar desta carga demasiado negra e assustadora, "Bu!" apresenta um conjunto de temas, que escutados de forma descontraída nos mostram uns Stealing Orchestra em grande forma, capazes de criar pedaços de som, que acabam apenas por nos deixar muito bem dispostos depois de os ouvir.
Este é inegavelmente o trabalho mais experimental dos Stealing Orchestra. Em "Bu!", estamos perante 7 temas, que não encaixam em nenhum dos 3 registos anteriores da banda.
João Mascarenhas apresenta aqui um trabalho mais individual, onde a electrónica domina por inteiro. Desta vez todos os instrumentos que ouvimos resultam de samplers que são usados. A componente mais analógica que escutávamos no álbum de 2003 é por agora posta de lado. Aqui os Stealing Orchestra funcionam menos como banda.
Por momentos esquecemo-nos que estamos a ouvir temas de Stealing Orchestra. Só a faixa "É Contra Mim que Luto" se aproxima da formula de criar mais louca a que o projecto nos habituou. Os restantes temas apresentam-nos uma outra maneira de encarar a arte do corte-e-cola.
Isto só vem provar que os Stealing Orchestra são de facto um projecto sem igual em Portugal, capazes de inovar e nos surpreender ao virar de cada esquina. João Mascrenhas tem de facto uma enorme veia criativa.
Ao desenharem a sua própria Net Label os Stealing Orchestra sabem que ainda podem ser mais radicais na forma de criar. Para ouvir estes temas tem de se entrar no site da banda.
Por isso atrevam-se e procurem ouvir estas músicas sem medo. Descubram porque é que os Stealing Orchestra são um dos projectos mais originais do actual panorama da música nacional.
Ainda aí estão! Vá lá clique em www.geocites.com/stealingorchestra.

Nuno Ávila

Sem comentários: