LUMPEN TRIO + HANA BI (Concerto)
Sexta-Feira, 13 de Maio 2005
23h
Restart escola de criatividade e novas tecnologias
Cais Português, Parque das Nações, Lisboa.
http://www.restart.pt/rst_pac1.htm
O Lumpen Trio é uma formação que se dedica à improvisação livre entendida como gestão de acasos e criação de acidentes onde o esquecimento, a emoção,a intensidade, aliados a um espírito lúdico e despreocupado, têm uma função estruturante e dinamizadora.
Criado em 2001 por António Chaparreiro, Jorge Serigado e Ernesto Rodrigues,tem mantido uma actividade vocacionada essencialmente para actuações ao vivoe cujos registos têm sido particularmente bem recebidos pela crítica.
A entrada de Miguel Sá para o lugar de Ernesto Rodrigues, para além de alterar a sonoridade global do Lumpen Trio, veio também estimular e renovar as suas propostas estéticas e musicais mantendo no entanto algumas das suas premissas iniciais cujo eco podemos encontrar nas palavras de Rui Eduardo Paes: "uma música extremamente frágil, uma música que obriga os seus ouvintes a debruçarem-se sobre ela, mas que, paradoxo dos paradoxos, tem a intensidade, a densidade, o vigor, a exuberância e o excesso do grindcore edo death metal".
E muita liberdade.
Antonio Chaparreiro (guitarra): improvisador e compositor auto didacta tem desenvolvido uma actividade musical multifacetada privilegiando a improvisação livre - onde a guitarra eléctrica é entendida como um gerador de sons, ruídos e texturas sonoras e trabalhos centrados essencialmente na ideia de escuta. Tem colaborado com Ernesto Rodrigues, Emídio Buchinho, Carlos Zíngaro, Nuno Rebelo entre outros.
Jorge Serigado (baixo): tem trabalhado com diversas bandas de diferentes géneros musicais, desde o pop, rock e ao jazz. Paralelamente a projectos nestas áreas tem-se dedicado à música improvisada. Fundou em 2001 o Lumpen Trio, formação que se dedica exclusivamente a este tipo de música. Usa a liberdade fornecida por esta forma de expressão para criar paisagens musicais não-estruturadas, misteriosamente abertas, que propiciam a evasão e o auto-conhecimento.
Miguel Sá (laptop, sampler): dj, produtor e compositor auto didacta foi membro do colectivo de música electrónica Zzzzzzzzzzzzzzzzzp! (1991-2002), em 2001 formou os Producers com Fernando Fadigas. Manipula fluxos sonoros em tempo-real que atravessam os territórios da música ambiental de um modo acidental com interjeições súbitas e padrões rítmicos não estruturantes.
Hana Bi (visuais) – desenvolve trabalho com diferentes frequências, utilizando o vídeo como injector de tópicos cromáticos que sugerem narrativas fugazes. Estabelece-se nas novas abordagens de vídeo sob a condução de uma bandasonora ao vivo, criando um encontro experimental entre as duas linguagens.
Sem comentários:
Enviar um comentário